Vai ter um eclipse em 2023?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Um dos principais eventos astronômicos de 2023, o eclipse anular do Sol que acontece no dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.

️14 de outubro - Eclipse solar anular (que será visível em boa parte do país) 28-29 de outubro - Eclipse lunar parcial (que será visível em uma pequena parte do país)

As previsões para 2023 incluem um eclipse lunar penumbral entre os dias 5 e 6 de maio, porém não será visível no Brasil. Enquanto esperamos ansiosos por 2025, vamos entender o processo que ocorre por trás desse evento e nos preparar para as observações futuras?

Como os eclipses em 2023 ocorrerão no eixos Touro-Escorpião e Áries-Libra, eles movimentarão as áreas que esses signos abrigam na vida de cada pessoa. Em outras palavras, essas temporadas irão ativar as Casas Astrológicas em que esses 4 signos estão no seu Mapa Astral.

O evento acontece em 05/05/2023. A Lua será "escondida" pela Terra. Nesta sexta-feira (05) poderemos presenciar um eclipse lunar penumbral, no qual a sombra da Terra irá "esconder" a Lua.

dia 30 de agosto

A Lua azul de 2023 foi, também, uma superlua. Ela pôde ser observada nos céus de todo o mundo no dia 30 de agosto.

Para quem gosta de olhar para o céu, em 2023 ainda teremos um eclipse solar anular (visível em boa parte do país), um eclipse lunar parcial e chuva de meteoros.

A segunda superlua do ano é também a segunda Lua cheia de agosto e por isso recebe "azul" como nome complementar, apesar de não sofrer alteração de cor. O fenômeno já é avistado ao redor do mundo. Ela recebe esse nome porque está em seu perigeu, período em que se aproxima da Terra e parece maior e mais brilhante.

14/06/2022 04h00. Na noite desta terça-feira (14), haverá a chamada Superlua de Morango, que nada mais é que uma Lua Cheia, o que faz com que nosso satélite apareça maior e mais brilhante no céu. A referência ao "Morango" no nome não tem relação com a cor ou o formato da fruta.

O Festival da Lua Verde, comemorada a cada ano em San Andrés, é uma expressão da cultura desta região do Caribe. Durante este evento há shows de bandas musicais de países como Jamaica e Haiti.

ocorre quando a lua está longe da terra, tampando apenas o centro do sol. Já o eclipse solar parcial é o tipo de eclipse. mais comum, é aquele que tampa apenas uma parte do sol. E o eclipse solar híbrido, que é o mais raro.