Onde vem a água da chuva?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

A luz e o calor provocam a evaporação de parte da água dos mares, rios, oceanos, das folhas das plantas e dos nossos corpos. O vapor de água fica mais úmido e, por ser mais leve do que o ar quente, vai para o alto na atmosfera. As moléculas de água vão se juntando e formam gotículas que se acumulam em nuvens.

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

Pois, antes de cair na forma de chuva, a água passa por um processo que poderia ser descrito como uma espécie de "filtragem natural”. Esse processo faz parte do ciclo hidrológico que envolve as etapas de evaporação, de condensação e de precipitação; e, com isso, realiza uma purificação parcial da água da chuva.

Ao subir para a atmosfera, encontra o ar cada vez mais gelado. Assim, se condensa, ou seja, vira gotinhas bem pequenas, que dão origem à nuvem chamada Cumulus (do latim, acumular). Aos poucos, as gotas aumentam de tamanho; e ao ficarem muito pesadas, não conseguem mais flutuar, caindo na forma de chuva.

Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes infecciosos, os quais podem causar danos à saúde a médios ou em longo prazo.

Quando as nuvens pesam, elas começam a se aproximar da superfície do planeta Terra. Nessa aproximação a temperatura começa a ficar mais quente, o que faz com que o gelo derreta e se transforme em gotas de chuva. A quantidade de chuva que cai de uma nuvem depende do volume armazenado em cada uma delas.

Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes.

A água pura é toda água que passou por um tratamento. Ou seja, embora seja natural, por vir das nuvens, a água da chuva NÃO é pura. Isso é um fato, em resumo, porque a água da chuva contém uma série de substâncias contaminantes.

A água que cai da chuva infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.

Esse tipo de água serve para limpeza, descargas do vaso sanitário, sistemas de resfriamento ou mesmo para lavar roupa. Para garantir o uso seguro, o sistema de captação, armazenamento e distribuição é diferente em relação ao da água potável.

O relato bíblico do primeiro capítulo do livro do Gênesis mostra a existência da água antes da semana da criação, quando diz na última parte do versículo 2: e o Espírito Santo pairava por sobre as águas. Existem muitas teorias científicas que tentam explicar a origem da água na Terra.

Desse modo, o resultado do estudo demonstra que uma de cada 100 moléculas de água da Terra veio de uma nebulosa solar - o resto, afirma o artigo, coincide com as hipóteses já mais aceitas de que a água chegou ao planeta via asteroides e cometas.

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio (figura 2).

Blue Lake, Nova Zelândia
O Blue Lake, no Parque Nacional Lagos Nelson na Nova Zelândia, é dono do título de água-doce natural mais cristalina do mundo. A região é considerada sagrada pelo povo indígena local, conhecido como Maori, e seu nome no idioma deles significa “o lago das terras pacíficas”.