Qual a diferença entre chuva ácida e chuva normal?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A chuvanormal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.

O pH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o pH mais ácida é a solução. Para ser considerada ácida, a chuva deve possuir pH abaixo de 5,5.

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

A chuva é naturalmente ácida. Isso acontece porque a água reage quimicamente com o gás carbônico presente na atmosfera formando assim o ácido carbônico. Porém, com a grande emissão de gases tóxicos, como o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio no ambiente, a chuva está ficando mais ácida do que o normal.

Tipos de chuva

  • Chuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ...
  • Chuva orográfica ou chuva de relevo. ...
  • Chuvas convectivas ou chuvas de verão.

As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.

uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis.

Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.

A chuva ácida também diminui o pH de oceanos, rios e lagos. Como consequência pode ser registrada a morte de peixes, anfíbios e invertebrados, por exemplo. As plantas aquáticas podem ter a sua presença reduzida nesse ecossistema. Cabe ressaltar que as águas subterrâneas também podem ser contaminadas.

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos. Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar.

dióxido de enxofre

O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel.