Qual a diferença entre chuva ácida e chuva normal?
A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.
Quando uma chuva é normal e quando ela é ácida
O pH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o pH mais ácida é a solução. Para ser considerada ácida, a chuva deve possuir pH abaixo de 5,5.
Qual a definição de chuva ácida
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.
Por que a água da chuva já é naturalmente ácida
A chuva é naturalmente ácida. Isso acontece porque a água reage quimicamente com o gás carbônico presente na atmosfera formando assim o ácido carbônico. Porém, com a grande emissão de gases tóxicos, como o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio no ambiente, a chuva está ficando mais ácida do que o normal.
Quais são os três tipos de chuva
Tipos de chuva
- Chuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ...
- Chuva orográfica ou chuva de relevo. ...
- Chuvas convectivas ou chuvas de verão.
Onde ocorre a chuva ácida no Brasil
As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.
Qual o pH de uma chuva ácida
uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!
Como a chuva ácida é formada
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis.
Onde existe chuva ácida
Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.
Quais são as consequências da chuva ácida
A chuva ácida também diminui o pH de oceanos, rios e lagos. Como consequência pode ser registrada a morte de peixes, anfíbios e invertebrados, por exemplo. As plantas aquáticas podem ter a sua presença reduzida nesse ecossistema. Cabe ressaltar que as águas subterrâneas também podem ser contaminadas.
Pode beber água da chuva ácida
Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos. Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar.
Qual o gás responsável pela chuva ácida
dióxido de enxofre
O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel.