Qual é o tipo de corrosão gerado pela chuva ácida?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

A chuva ácida também pode causar a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas.

As consequências da chuva ácida
O fenômeno aumenta o pH do solo, o que retira os seus nutrientes e reduz a sua fertilidade. A chuva ácida também diminui o pH de oceanos, rios e lagos. Como consequência pode ser registrada a morte de peixes, anfíbios e invertebrados, por exemplo.

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

Os solos que não têm calcário são mais suscetíveis à acidificação. A neutralização natural da água de chuva pelo solo minimiza o impacto da água que atinge os lagos pelas suas encostas (lixiviação). Uma chuva ácida provoca um maior arreste de metais pesados do solo para lagos e rios, podendo intoxicar a vida aquática.

É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água. Os elementos podem ter origem natural, como vulcões, ou antrópicas, como a partir de motores de veículos, indústrias e usinas.

A chuva ácida provoca efeitos químicos nos monumentos históricos porque nela há a presença de dois ácidos inorgânicos considerados fortes, o nítrico e o sulfúrico, representados, respectivamente, pelas fórmulas HNO3 e H2SO4.

HNO3

HNO3, responsável pela acidez da chuva. A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.