Tem placas tectônicas no Brasil?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

O Brasil localiza-se sobre a Placa Sul-Americana. O Brasil encontra-se sobre a Placa Sul-Americana, bem como todo o subcontinente América do Sul.

placa sul-americana

O País está assentado na parte continental da placa sul-americana, que sustenta toda a América do Sul e parte do Oceano Atlântico.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.

Elas abrigam os continentes e os oceanos, sendo impulsionadas pelo movimento do magma no interior do planeta. As principais placas tectônicas se empurram, se afastam umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, modificando suas dimensões e alterando o contorno do relevo terrestre.

De acordo com especialistas, os terremotos acontecem o tempo todo no Brasil, porém, com magnitude muito baixa o que não permite à população sentí-los na superfície. O fenômeno pode até ser confundido com a passagem de um caminhão na rua.

No local, as placas tectônicas se deslocam tangencialmente e quando ocorre esse movimento, a região é atingida por um terremoto.

16 de fevereiro de 2023

QUAL HAVIA SIDO O ÚLTIMO TERREMOTO REGISTRADO NO BRASIL? Antes do tremor desta sexta (16), um abalo de 3 graus na escala Richter atingiu Rubim (MG) em 16 de fevereiro de 2023. Não houve feridos nem danos materiais.

O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus.

Os tsunamis são causados principalmente por fortes sismos com epicentro no fundo dos oceanos, e, como sabemos, o Brasil está localizado no centro de uma placa tectônica, distante de áreas de grande instabilidade geológica.

Placa do Pacífico

Placa do Pacífico – É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Norte-Americana, responsável pela falha de San Andreas.