Quantas usinas de energia solar existem no Brasil?

Perguntado por: ematiass4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

O Brasil conta hoje, segundo a entidade, com cerca de 500 mil usinas solares fotovoltaicas instaladas em todo o país, divididas em dois mercados distintos.

Principais usinas solares do Brasil

  • Parque Solar Janaúba – 1,2 GWp - Janaúba (MG)
  • Parque Solar São Gonçalo – 864 MWp - São Gonçalo do Gurguéia (PI)
  • Complexo Solar Futura – 837 MWp - Juazeiro (BA)
  • Complexo Sol do Cerrado – 766 MWp – Jaíba (MG)
  • Complexo Solar Fotovoltaico Lar do Sol – 495 MWp - Pirapora (MG)

Minas Gerais acaba de ganhar a maior usina de produção de energia solar em operação do Brasil e uma das maiores da América Latina: o Complexo Solar de Janaúba, no Norte de Minas.

Basicamente, a energia solar não é largamente explorada no Brasil por seu alto custo de aquisição, ainda que a Aneel tenha estabelecido uma Norma Resolutiva 482/2012 em 2013, muitos dos cidadãos não geram a própria energia por não enxergarem a prática como um investimento viável.

Kurnool Ultra Mega Solar Park

Kurnool Ultra Mega Solar Park, Índia – 1.000 MW
A Kurnool Ultra Mega Solar Park foi inaugurada em 2019 na Índia, no distrito de Kurnool, e trata-se de um imenso complexo solar. A usina utiliza mais de 4 milhões de painéis solares em uma área de mais de 20 mil quilômetros quadrados.

Essa fazenda, que abrange uma área de mais de 13 quilômetros quadrados nos campos de sal de Changlu, é considerada a maior usina de energia solar e fazenda de sal combinadas do mundo.

A primeira usina solar do Brasil
Foi somente em agosto de 2011 que o Brasil colocou em funcionamento sua primeira usina de energia solar. O projeto foi executado pela empresa MPX na época em que o empresário Eike Batista esteve à frente dele. Foi instalado na cidade de Tauá, que fica no Sertão dos Inhamuns do Ceará.

Evolução do Brasil na produção de energia solar
Atualmente São Paulo se estabelece como o estado com maior capacidade de Geração Distribuída fotovoltaica instalada, com 2.800,3 MW. Logo após vem Minas Gerais, com 2.684,3 MW, e Rio Grande do Sul, que conta com 2.145,4 MW.

1. Capacidade de geração de energia. Enquanto as usinas solares possuem capacidade para gerar centenas de megawatts de potência, as fazendas solares possuem menor capacidade de geração de energia. Na maioria dos casos, as fazendas solares possuem capacidade para gerar uma potência igual ou inferior a 1 megawatt.

O que precisa ser dito claramente para entender o porquê da baixa utilização da energia solar fotovoltaica no país é que ela não tem apoio, estímulo nem neste, nem nos governos passados. A política energética na área da geração simplesmente relega esta fonte energética.

O custo de um sistema de energia solar varia de acordo com o tamanho da localidade, consumo de energia e características do local de instalação. Sendo assim, os materiais utilizados na placa solar, sua eficiência e durabilidade, além dos gastos referentes à sua instalação, influenciam no orçamento.

Brasil tem a matriz energética mais limpa
Entre os grandes consumidores globais, o Brasil tem sem dúvida a matriz energética mais limpa, com a maior participação das energias renováveis na matriz.

O ranking é liderado pela China (392 GW), seguida pelos Estados Unidos (111 GW), Japão (78,8 GW), Alemanha (66,5 GW), Índia (62,8 GW), Austrália (26,7 GW), Itália (25 GW), Brasil (24 GW), Holanda (22,5 GW) e Coreia do Sul (20,9 GW).

Existe uma convenção mundial que define um padrão de duração média para os painéis solares, que é de 25 anos operando na casa dos 80% da sua capacidade máxima de geração de energia. Essas condições são usadas como garantia pelos fabricantes e fornecedores dos equipamentos.