Por que a energia eólica é boa para o meio ambiente?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O mais importante benefício ao meio ambiente da geração eólica é a não-emissão de dióxido de carbono na atmosfera. O dióxido de carbono é o gás com maior responsabilidade pelo agravamento do efeito estufa levando a mudança climática global a conseqüências desastrosas.

A energia eólica é considerada uma fonte limpa de energia, pois, diferentemente de outros recursos energéticos, não emite poluentes para o ar, evitando, portanto, o agravamento dos problemas ambientais em nível local e global.

Uma das principais vantagens da energia eólica é que não há emissão de poluição atmosférica durante a sua produção. Por sua vez, as usinas eólicas causam grande poluição sonora, em razão dos ruídos produzidos pelos aerogeradores. A energia eólica ainda ocupa um pequeno espaço na matriz energética mundial.

Entretanto, segundo Sharma & Patel (2015), na prática, as turbinas eólicas modernas apresentam um rendimento em torno de 40%. Como dito anteriormente, uma turbina eólica capta uma parte da energia cinética do vento que atravessa a área varrida pelas pás do rotor e a transforma em energia mecânica de rotação.

A energia eólica, gerada a partir dos ventos, é considerada uma das alternativas a fontes não renováveis e uma aliada no combate às mudanças climáticas. Os parques eólicos, no entanto, também têm impactos ambientais, como mostra o caso de onças que sofrem com as estruturas — com relatos angustiantes.

Assim como a energia hidráulica, a energia eólica é utilizada há milhares de anos com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de água, moagem de grãos e outras aplicações que envolvem energia mecânica.

Vantagens da energia eólica
Reduz a dependência dos combustíveis fósseis; Diminui a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global; Possibilita o uso produtivo da terra; Produz um alto impacto na economia brasileira.

Além de ser importante no processo de diversificação da produção de eletricidade e diminuição da dependência de energia no Brasil, a expansão das fontes eólicas é necessária também por gerar menores impactos ambientais, como aqueles proporcionados na ativação de termoelétricas.

No geral, a energia eólica é a opção mais eficiente e ecologicamente correta. As turbinas eólicas podem aproveitar 50% da energia cinética do vento, enquanto os painéis solares aproveitam apenas 15% da energia térmica do sol. Ainda, a energia eólica possui uma pegada de carbono menor do que a energia solar.

Uma usina eólica utiliza um recurso energético renovável e não polui a atmosfera durante sua operação. Esta fonte só pode ser aproveitada nos momentos em que há vento suficiente.

A energia eólicanão é mais amplamente utilizada devido à natureza intermitente dos ventos, às limitações geográficas, à ausência de tecnologias para armazenagem da energia produzida e os problemas de resistência dos materiais utilizados na construçào do cata-vento.