Como transformar corrente em potência?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Quando temos o valor da corrente elétrica e da diferença de potencial, podemos pensar na potência como: Pot = U * i, onde: U = diferença de potencial; i = corrente elétrica.

Para conhecer a equivalência do Ampere com o Watt numa corrente contínua, por exemplo, deve-se multiplicar A x voltagem = número de W. Exemplo: 1 A x 10 V = 10 W. Veja abaixo outras fórmulas que são utilizadas para “converter” essas unidades.

Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Potência

  1. V = I x R. V. I R.
  2. I = V / R. V. I R.
  3. R = V / I. V. I R.

CORRENTE X TENSÃO = POTÊNCIA
A energia entregue a um circuito elétrico depende tanto da tensão como da corrente. É da "força" com que as cargas elétricas são empurradas num fio e da sua quantidade que depende a quantidade de energia que um circuito pode receber em cada instante, ou seja, sua potência elétrica.

O cálculo de 1 Ampere para Watts poderá ser feito, por exemplo, com uma voltagem de 12V em corrente contínua. Desta forma: 1 Ampere vale quantos WattsWatts = Amperes × volts, logo 1 Ampere x 12V é igual a 12W.

Para um circuito em CD, a equação é bastante objetiva. Watts são iguais a ampères multiplicados por volts. Logo, dividir watts por volts dará a você o resultado em ampères. Amps = watts / volts.

Em salas e dormitórios devem ser previsto um ponto de tomada para cada 5 metros ou fração de perímetro. Cozinhas, copas, e áreas de serviço: uma tomada a cada 3,5 metros de perímetro fracionado. Para os demais cômodos. Um ponto se a área for inferior a 6 metros quadrados.

Potência mecânica

  1. Pot=EΔt=WΔt.
  2. Contudo, d Deltat d D e l t a t é a velocidade média do corpo! Assim, chega-se à conclusão que:
  3. Pot=F⋅Vm.

A potência total de um circuito equivale ao produto da tensão total pela corrente total. A equação é a seguinte: P = VI. Lembre-se de que para calcular a resistência total, você precisa saber o valor da potência total do circuito. Não basta saber somente a potência que passa através de um componente.

Na embalagem do chuveiro vem descrito a potência, a voltagem e corrente nominal do disjuntor. Caso você não encontre, basta dividir a potência do chuveiro pela tensão. Dessa forma, um chuveiro elétrico de potência 6800W e 220V de tensão, por exemplo, terá uma corrente nominal de: 6.800W / 220V = 30,9 amperes.