Como descobrir a tensão?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Para encontrar essa corrente vamos precisar do valor da tensão que ainda não temos. Então vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Tensão é igual a corrente, vezes as resistências em paralelo.

A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

A tensão, diferença de potencial entre dois pontos do campo elétrico, é determinado pela divisão entre o trabalho e a carga.

A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.

Tensão elétrica (denotada por ∆V), também conhecida como diferença de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.

Volt (V) é a unidade de medida que representa a diferença de potencial elétrico, a tensão. Quanto maior a diferença de potencial elétrico, maior é a tensão e, consequentemente, vai ter mais números de volts.

MEDIDA DE TENSÕES:
O aparelho destinado a medir tensões é o voltímetro. A tensão entre dois pontos de um circuito é a medida do desequilíbrio elétrico entre esses pontos. Para medir a tensão entre dois pontos quaisquer de um circuito elétrico, liga-se um voltímetro em paralelo entre esses dois pontos.

110V ou 220V

Enfim, toda fonte de energia elétrica tem uma tensão! Os aparelhos elétricos que são ligados na tomada ou à rede elétrica da residência, por exemplo, trazem escrito os valores de 110V ou 220V.

As tensões são determinadas pela relação Fi/A = σi e as deformações por ∆li/l = σi.

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.

Como sempre, a tensão admissível é calculada dividindo a tensão de falha (nesse caso, a tensão de ruptura ) pelo fator de segurança . Podemos definir e aplicar a condição para as duas hastes de forma genérica. Ao final, devemos isolar o diâmetro e calcular o seu valor duas vezes, uma vez para cada haste.