Como os fósseis foram preservados?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os fósseis (do latim fossilis, que significa extraído da terra) são restos de seres vivos ou evidências da sua existência que foram preservados. A preservação pode ocorrer tanto em rochas (normalmente sedimentares) quanto em outros materiais, como gelo e âmbar (resina).

Geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, as chamadas partes duras (como dentes, ossos e conchas). As partes moles (como vísceras, pele e vasos sanguíneos) preservam-se com muito mais dificuldade.

Fósseis são restos ou vestígios de animais, plantas ou outros seres vivos, preservados em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar.

Os fósseis são estruturas importantes para a compreensão da história do planeta, bem como da evolução dos seres vivos. Os fósseis são restos ou vestígios de vida que ficaram preservados em rochas ou outros materiais naturais, como gelo e âmbar, e possuem idade superior a onze mil anos.

Ela é dividida em diversas áreas, como a paleozoologia (estudo dos fósseis animais) e paleobotânica (estudo dos fósseis vegetais). Os fósseis encontrados na superfície terrestre são comumente expostos em museus e centros de história natural de diversas localidades do planeta.

Os fósseis fornecem dados importantes quanto à evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da terra. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil.

A Fossilização representa os diversos processos de transformação de restos ou vestígios muito antigos, denominados fósseis.

Esqueletos de dinossauros têm levantado milhões de dólares em leilões nos últimos anos. Um esqueleto de Tiranossauro Rex apelidado de “Stan” foi vendido por US$ 31,8 milhões (R$ 170 milhões, na cotação atual) em 2020 para se tornar o osso de dinossauro mais caro já vendido em leilão.

Os mais antigos fósseis já encontrados dos seres humanos modernos (Homo sapiens) têm ao menos 233 mil anos. Conhecidos como Omo I, esses restos petrificados – parte do crânio (reconstituição acima), vértebras da coluna e ossos dos braços e das pernas – foram achados em 1967 na Etiópia, leste da África.

Staurikosaurus Pricei

Pequeno em tamanho, mas gigante em história! O Staurikosaurus Pricei foi um dos primeiros dinossauros do mundo, sendo o primeiro descoberto no Brasil, durante o ano de 1970.