Por que devemos nos proteger da radiação?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

São radiações invisíveis ao olho humano que penetram na pele podendo provocar benefícios e/ou malefícios dependendo da duração e frequência da exposição. Raios UVA: causam envelhecimento, podem causar câncer de pele e redução da imunidade. Raios UVB: causam vermelhidão, queimadura solar e predispõem ao câncer de pele.

A importância da proteção radiológica
De uma forma de outra, o ponto de partida para essa questão é o fato que a interação da matéria com a radiação pode afetar as células, chegando até mesmo a causar danos em sua estrutura, como mutações genéticas, e, dependendo do caso, ocasionar a morte celular.

Os locais de trabalho com radiação normalmente possuem um projeto de blindagem e, portanto, existe uma barreira calculada (e que deve ser usada) para que o trabalhador possa se proteger. Também o avental plumbífero (de chumbo) é uma forma de blindagem que só terá eficácia se utilizada.

Para evitar esse tipo de exposição nos processos industriais, a melhor escolha é garantir um Serviço de Radioproteção bem preparado, através de um Plano de Radioproteção, e uma equipe treinada e coesa, adequada às normas da CNEN, órgão responsável pela regulação e fiscalização de tudo que envolve radiação nuclear no ...

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

Prevenção da exposição à radiação e contaminação
Proteção da exposição à radiação é obtida evitando a contaminação com material radioativo, por meio de minimização do tempo de exposição, maximização da distância da fonte e utilização de blindagem.

Uma camada de papel protege contra 97 – 98% de radiação de alta frequência e quase totalmente a de baixa frequência.

A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.

O chumbo é geralmente um material muito utilizado na proteção radiológica. Isso se deve ao fato dele possuir um bom fator de blindagem contra os efeitos dos raios gama e raios-x, prejudiciais à saúde humana, o que o torna um excelente material para a radioproteção.