Pode dormir com o celular perto?

Perguntado por: mfreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Além de postergar a hora de dormir, o uso do celular à noite pode contribuir com o prolongamento da insônia, pois certamente ele será um dos primeiros dispositivos a serem consultados quando se perde o sono.

40 cm

O ideal é manter a distância mínima de 30 a 40 cm. Como as luzes transmitidas pela tela do celular são semelhantes à luz do dia, o cérebro humano não é capaz de entender que a pessoa está dormindo.

Dormir próximo ao celular prejudica a qualidade do sono. Exatamente isso. O sono é absolutamente fundamental para que o corpo e principalmente, a mente possam se renovar. As células se recompõem e se preparam para as atividades do novo dia que está chegando.

Cá entre nós, dormir é tão bom, né? Então, é importante dar um tempinho do celular, viu! Não só isso, tá? Olha só: mesmo que seja bem raro, deixar o celular carregando enquanto dorme pode fazer com que ele fique muito quente, principalmente em contato com o lençol ou cobertor.

Segundo a medicina, hábito pode causar problemas graves como tumores, além de questões mentais. Se você possui o hábito de dormir com o celular na cama, com o aparelho embaixo do travesseiro ou bem próximo ao rosto, saiba que essa atitude pode fazer mal para a sua saúde.

Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.

Desligado não basta. Para dormir melhor e desligar a ansiedade permanente, cientistas recomendam deixar o celular fora do quarto. E assim desbloquear seus sonhos.

A radiação emitida pelos celulares
Se por um lado não há comprovação de que dormir ao lado do celular cause câncer, esse hábito pode ter outros efeitos negativos na qualidade do sono.

Deixar o celular carregando por um longo período de tempo danifica o aparelho? A resposta é não. Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

O celular também pode provocar estresse e ansiedade, em decorrência dos conteúdos estimulantes presentes nas redes sociais, por exemplo. Portanto, se afastar do celular ao menos uma hora antes de dormir e buscar relaxar pode melhorar sua noite de sono.