Qual é a importância do clima para os seres vivos?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

A distribuição dos seres vivos no globo se faz segundo condições de clima. Essa distribuição condiciona ambientes ecológicos específicos nos quais distinguimos uma associação de paisagens animais e vegetais, tipos de solo e de processos de erosão.

Ao manter a temperatura média da Terra em torno de 14°C, a Terra apresenta então condições favoráveis à existência de vida. Esse processo natural é chamado de efeito estufa. Portanto, se ele não existisse, não haveria desenvolvimento dos seres vivos.

A previsão do tempo é ferramenta essencial no desenvolvimento econômico do país: na agricultura, na geração de energia em usinas hidrelétricas, que dependem do volume de água, e nas mais diversas atividades econômicas.

Os fatores do clima, como latitude, altitude, relevo, maritimidade e massas de ar, interferem na dinâmica atmosférica e atuam sobre as características climáticas de uma área. Os fatores climáticos são aspectos do meio ambiente e da atmosfera que determinam a dinâmica dos elementos do clima.

Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.

Para a saúde humana, o ideal é que haja equilíbrio e que a umidade fique entre 40% e 70%. Quando o clima estiver muito úmido, o ideal é que se recorra a um desumidificador que vai devolver o bem-estar e preservar a saúde.

O clima, portanto, está relacionado às condições específicas do subsistema atmosférico, assim é fundamental para o equilíbrio de todo o sistema do planeta Terra.

O clima irá definir a disponibilidade de alimento para o ser humano, o gasto energético para manter a temperatura corporal, a disponibilidade de água, a umidade do ar, as condições para a produção de bens de consumo e serviço e a disponibilidade de luz solar.

As mudanças climáticas interferem na saúde podendo influenciar na propagação de vetores, na qualidade das águas e na produção de alimentos, além de contribuir para a poluição do ar. As doenças mais sensíveis a essas mudanças são as infecciosas, como leishmaniose, malária e dengue e outras arboviroses.

O clima descreve as condições atmosféricas médias e recorrentes em uma região ao longo de um período mais longo. Considera as médias, as mudanças sazonais e os padrões climáticos típicos de uma área. Já o tempo refere-se às condições atmosféricas momentâneas e de curto prazo em um lugar específico.

O clima é definido como as características da atmosfera em um longo período de tempo. Clima é o conjunto de características e dinâmicas atmosféricas de uma determinada região, analisadas ao longo de um extenso período de tempo.

O clima é caracterizado pelas condições atmosféricas de uma região ao longo dos anos. O clima é o conjunto dos tipos de tempos de uma localidade. A caracterização do clima de uma região é dada pela observação atmosférica no decorrer de um longo período.

As mudanças climáticas aumentam os fatores que levam as pessoas à pobreza e as mantêm nessa situação. Inundações podem assolar favelas urbanas, destruindo casas e meios de subsistência. O calor pode dificultar o trabalho ao ar livre. A escassez de água pode afetar a agricultura.

Segundo o National Library of Medicine, o aumento da temperatura ambiente provavelmente aumentará as taxas de agressão e suicídios violentos, as secas podem levar a problemas de saúde mental e estresse, as mudanças no clima e o aquecimento global podem levar pessoas a migrarem e isso provocar estresse.