O que é a latitude e altitude?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Enquanto a altitude corresponde à elevação de uma área com relação ao nível do mar, a latitude diz respeito à posição de uma área na superfície terrestre em relação ao paralelo de 0°, que é a linha do Equador.

Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador. Compõe, junto da longitude, o sistema de coordenadas geográficas. As latitudes compõem o sistema de coordenadas geográficas.

Mas, afinal, qual é a diferença entre esses conceitos? Apesar da confusão, a resposta é simples. Enquanto a altitude aponta a distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar, a latitude designa a distância da Linha do Equador ao longo do Meridiano de Greenwich.

O que é Altitude:
A distância vertical entre um ponto da superfície terrestre (por exemplo, o cume de uma montanha) e o nível do mar (superfície do mar), é conhecida como altitude absoluta. Altitude relativa é a altitude de uma montanha em relação ao fundo de um vale ou a diferença de altitudes entre duas montanhas.

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Na geografia, a altitude é um conceito que está relacionado a distância vertical (em metros) de determinado ponto em relação ao nível do mar. Lembre-se que quanto maior a altitude, menor será a temperatura do local.

Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar. Os valores da latitude variam de 0o (linha do Equador) a 90o (polos), devendo ser indicada também a posição: no hemisfério sul (S) ou no hemisfério norte (N).

Como se calcula a altitude de um lugar? Com um instrumento chamado altímetro, que gera o dado a partir da pressão atmosférica.

Pesquise um lugar ou ajuste o Google Earth até chegar à visualização desejada. Toque e mantenha pressionado o local para ver a altitude dele. Você também verá as coordenadas de latitude e longitude e a Ferramenta de medida, que mostra a distância em relação a esse local.

Encontrar as coordenadas de um local

  1. No computador, abra o Google Earth.
  2. À esquerda, clique em Pesquisar .
  3. Pesquise um lugar. ...
  4. No canto superior esquerdo do cartão de informações, clique na seta para cima .
  5. Na caixa exibida, encontre as coordenadas de longitude e latitude.

2.993,78 metros

Pico da Neblina: conheça o ponto mais alto do Brasil e saiba como chegar lá! Também chamado de Yaripo pelos índios Yanomamis, o Pico da Neblina está localizado na Amazônia e é a montanha mais alta do Brasil. Sua altitude é de 2.993,78 metros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O território não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.

Monte Everest

Com 8.848 metros de altura (29 028 pés), o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo. Ele é localizado na Cordilheira do Himalaia, na região Tibete, entre a China e o Nepal. A primeira escalada bem sucedida do Monte Everest ocorreu em 1953.

A altura de um determinado relevo leva em consideração a distância vertical de sua base até sua extremidade superior. Já, a altitude baseia-se na distância vertical em relação ao nível do mar (nível de zero metro).

Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna. Com isso, as temperaturas tendem a abaixar. Por outro lado, quanto mais próximos estamos do nível do mar, maiores costumam ser as temperaturas.

Em resumo, podemos dizer que a relação entre latitude e clima estabelece-se da seguinte forma: quanto menores as latitudes – ou, melhor, quanto mais próximas elas forem de zero –, maiores tendem a ser as temperaturas.