Qual o átomo mais presente no corpo humano?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

oxigênio

O oxigênio ocupa, em disparada, o primeiro lugar entre os elementos químicos que compõem o organismo humano.

A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.

Os elementos oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio juntos correspondem a 96,5% do peso de seu corpo.

Isso aumenta o número de blocos de construção para mais de quatro partículas, mas considerando que o número de átomos em um corpo de 70 kgs é de 7 mil quatrilhões (ou seja, um 7 seguido de 27 zeros), é até razoavelmente simples estabelecer que 99,95% do seu peso corporal é composto de apenas sete elementos.

Considerando a composição química do corpo humano, é possível afirmar que quase 99% de toda a massa de um ser humano padrão é composta por apenas seis elementos químicos distintos: oxigênio, carbono, hidrogênio, cálcio e fósforo.

Para começar, entre os mais de 90 elementos químicos que ocorrem naturalmente, apenas 30 são essenciais para os organismos vivos. Podemos destacar os átomos de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, enxofre e fósforo os quais participam com um total de 99% da massa da maioria das células!

Nosso corpo é constituído por várias células, as quais se organizam em tecidos, que formam órgãos. Os órgãos, por sua vez, estão interligados, formando sistemas. O conjunto de sistemas forma um organismo, ou seja, no caso da espécie humana, o conjunto de sistemas forma o corpo humano.

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.

Estão presentes em sistemas que possuem a capacidade da reprodução, mutação e hereditariedade, consideradas estas as três características fundamentais para os seres vivos, de acordo com a biologia moderna. São elementos organógenos o carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.

Ele é encontrado na atmosfera, na terra, no mar e nos seres vivos. Nos vegetais é encontrado em maior quantidade nas folhas, mas está presente também nas frutas e nos legumes. Nos animais o carbono está presente em todas as estruturas do corpo, pois participa da estrutura das células.

Quando uma pessoa morre, os átomos de sua alma espalham-se para todas as direções e podem se agregar a outra alma, no mesmo momento em que esta é formada. Isto significa que o homem não possui uma alma imortal.

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.