Quais planetas do Sistema Solar faz o movimento de translação?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Seus planetas apresentam características distintas e são classificados em rochosos e gasosos. Os quatro planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; já os quatro gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles realizam movimentos em torno de si mesmos (rotação) e em torno do Sol (translação).

Verdadeiro. Todos os planetas realizam o movimento de translação e rotação. Somente Vênus realiza o seu movimento de rotação ao contrário.

Todos os planetas do sistema solar apresentam esse tipo de movimento, tendo em vista que o sol gera essa atração dos atros menores porém com a distância do sol para cada planeta esse movimento tem um tempo diferente devido a influencia do sol sobre esses planetas.

NETUNO

NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.

Translação terrestre é o movimento que o planeta Terra realiza ao redor do Sol. O caminho percorrido pela Terra é chamado de órbita elíptica, e o movimento é realizado em um formato elíptico (levemente oval). Esse movimento dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos.

Além da Terra, os demais planetas do Sistema Solar também rotacionam ao redor do Sol. Contudo, a duração do movimento em cada um deles é diferente. Com exceção de Vênus e Urano, que rotacionam de leste para oeste, ou seja, no sentido horário, os demais planetas rotacionam de oeste para leste.

No Sistema Solar, apenas Vênus e Urano têm a chamada rotação retrógrada (ou seja, giram em sentido contrário ao dos outros planetas, incluindo a Terra).

No total, o planeta leva cerca de 10 horas e 39 minutos para completar uma volta em torno de si mesmo, enquanto o seu movimento de translação leva cerca de 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres para completar-se.

Uma translação pode ser descrita como um movimento rígido: os outros movimentos rígidos são rotações, reflexos e reflexão com deslizamento. Uma translação também pode ser interpretada como a adição de um vetor constante a cada ponto, ou como o deslocamento da origem do sistema de coordenadas.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.

12 anos

O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é finalizado em 12 anos terrestres, portanto um ano em Júpiter é equivalente a 12 anos na Terra.

Plutão

Assim como muitos colegas do Observatório Lowell, Kevin Schindler sentiu um arrepio na espinha quando a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou, em agosto de 2006, que, em poucas palavras, Plutão não era mais um planeta.

O movimento de translação dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos, tempo esse que foi convencionado no ano civil, cuja duração é de 365 dias. A cada quatro anos, tendo em vista o tempo exato do movimento, o ano possui 366 dias, sendo chamado de ano bissexto.