Qual a velocidade que a Terra se desloca no espaço?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

A velocidade média em que a Terra realiza o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km/h. Apesar de ser uma velocidade elevada, ela não é sentida aqui na Terra.

A velocidade média de translação da Terra (o giro em torno do Sol) é de 107.218 km/h.

O Sol está no centro do Sistema Solar, que se move a uma velocidade média de 720 mil quilômetros por hora, diz a agência espacial. Apesar desta alta velocidade, o astro leva cerca de 230 milhões de anos para fazer uma viagem completa ao redor da Via Láctea.

107.000 km

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km.

Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura. Para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), isso significa envelhecer ligeiramente mais devagar do que as pessoas na Terra.

Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por segundo. Mas um novo modelo matemático abre a possibilidade para a viagem espacial.

branco

Durante essas intensas reações, todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético são produzidos, do infravermelho aos raios gama, passando por todos os comprimentos de onda da luz visível, do violeta ao vermelho (entre 380 nm e 720 nm). Portanto, o Sol é branco.

De acordo com a Nasa, um ano-luz é "a distância que a luz percorre em um ano terrestre". Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias).

1564 km/s

Com base nas observações, astrônomos descobriram que essa galáxia está “se movendo” para longe da Via Láctea a uma velocidade surpreendente de 1564 km/s. A título de comparação, a Terra orbita o Sol a cerca de 30 quilômetros por segundo.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.