Por que a Terra está girando mais rápido?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Uma das possíveis causas da Terra estar girando mais rápido é o efeito conhecido como “Oscilação de Chandler”. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo Seth Carlo Chandler. Basicamente, a oscilação ocorre quando os pólos do planeta se movem alguns metros a cada 433 dias.

Última atualização em 30 de julho de 2022 às, 18h37. Cientistas confirmaram uma sensação peculiar dos últimos tempos: o mundo está mais acelerado. E não é figura de linguagem. No mês passado, a Terra completou a rotação mais rápida até hoje registrada, encerrando a contagem de 24 horas com 1,59 milissegundos a menos.

As mudanças no núcleo
Ao monitorar as trajetórias dessas ondas, eles descobriram que houve "poucas mudanças na última década". O estudo deles indica que a rotação do núcleo interno da Terra foi interrompida e que, ao longo das décadas, girou primeiro em uma direção e depois em outra, possivelmente em um ciclo.

Entre outras coisas, os satélites deixariam de funcionar corretamente. Além disso, as zonas tropicais sofreriam com enormes furacões, e a força centrífuga faria com que os oceanos se deslocassem em direção ao Equador.

Eles confirmaram que a Lua está se afastando à velocidade de 3,8 cm por ano. E, conforme isso acontece, nossos dias vão ficando cada vez mais longos.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

De acordo com os pesquisadores, a diminuição da duração do dia pode estar relacionada a processos nas camadas internas ou externas da Terra, oceanos, marés ou até mesmo clima. Mas isso ainda é incerto. Para Zotov, ninguém sabe ao certo se a duração do dia continuará diminuindo ou já atingimos o mínimo.

Isso acontece justamente porque o fenômeno responsável pelo passar dos dias, o movimento de rotação do planeta, anda meio apressadinho. Pois é. A Terra está girando mais depressa. Wow!

O Dia de Sobrecarga da Terra de 2023 foi oficializado nesta quarta-feira, 2 de agosto, indicando que nesta data a humanidade exauriu os recursos renováveis que o planeta é capaz de oferecer no curso de um ano e que, a partir de agora, estamos "no vermelho".

A rotação do núcleo interno da Terra pode ter parado e pode até girar ao contrário, sugere uma nova pesquisa. A Terra é formada pela crosta, pelo manto e pelos núcleos interno e externo.