Qual é a principal consequência do movimento de translação da Terra?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do sol, ou seja, na órbita solar e tem como consequências as estações do ano.

Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.

O principal efeito do movimento de translação são as estações do ano.

Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval).

365 dias

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites.

Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta consequências dos movimentos da Terra? Alternativa incorreta: d) Uniformidade das estações do ano.

Translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Já a rotação consiste no movimento empreendido pelo planeta em torno do seu próprio eixo. A duração de cada giro da Terra em torno de si mesma é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos.

translação

O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.

Aprendemos na escola que a Terra se move de duas formas. A rotação é o giro em torno de si mesma, o que produz o dia e a noite. Já a translação é o movimento em torno do Sol, responsável pelas estações do ano. Mas, nosso planeta também se movimenta de outras formas, como a precessão.

Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.

Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas. Outra consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano.