Qual é a velocidade de rotação e translação da Terra?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Terra realiza diversos movimentos complexos: ela translada em torno do Sol a mais de 100.000 km/h, em uma trajetória elíptica, ela também rotaciona em torno do seu próprio eixo, com velocidades acima de 1600 km/h na região do Equador, além disso, realiza um lento movimento de precessão, causado pelo torque da força ...

A rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites do mundo, através da distribuição progressiva da luz solar no globo, e sua duração é de 23 horas, 56 minutos, quatro segundos e 0,9 décimos, em uma velocidade de 1.666 km/h ou 465 m/s.

107.000 km

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km.

O Sol está no centro do Sistema Solar, que se move a uma velocidade média de 720 mil quilômetros por hora, diz a agência espacial. Apesar desta alta velocidade, o astro leva cerca de 230 milhões de anos para fazer uma viagem completa ao redor da Via Láctea.

365 dias

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Já a rotação consiste no movimento empreendido pelo planeta em torno do seu próprio eixo. A duração de cada giro da Terra em torno de si mesma é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos.

A rotação terrestre é um movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, ou seja, é o movimento giratório do nosso planeta, como se fosse um pião girando em pé! Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

A resposta é a lei da gravidade. Essa força sempre nos puxa para o centro do planeta – como é um astro, não se fala em 'cima' ou 'baixo' – e é a responsável por não nos deixar cair durante os movimentos de rotação e translação.

Então, porque nós não caímos quando estamos sobre a Terra? O que é que faz todos nós ficarem presos sobre a superfície da Terra? A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade.

1564 km/s

Com base nas observações, astrônomos descobriram que essa galáxia está “se movendo” para longe da Via Láctea a uma velocidade surpreendente de 1564 km/s. A título de comparação, a Terra orbita o Sol a cerca de 30 quilômetros por segundo.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.