Qual é a origem da temperatura?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Cerca de 1742, o sueco Anders Celsius propôs que o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água fossem adoptados para definir uma escala de temperaturas. Celsius escolheu os “zero graus” como sendo o ponto de ebulição da água, atribuindo os “100 graus” ao ponto de fusão.

A medição da temperatura usando os modernos termômetros científicos e escalas de temperatura tem suas origens no século XVIII, quando Gabriel Fahrenheit adaptou um termômetro de mercúrio a uma escala de temperatura desenvolvida pelo dinamarquês Ole Rømer.

Toda matéria é composta por átomos e moléculas em constante agitação e, em virtude dos seus movimentos, as moléculas ou os átomos da matéria possuem energia cinética, e o aumento da velocidade das moléculas corresponde a um aumento de sua energia cinética e, conseqüentemente, a elevação de sua temperatura.

A temperatura diz respeito à medida da energia cinética ligada ao movimento das partículas. Quanto mais agitados eles estiverem maior será a temperatura, independente dos estados físicos da água, seja sólido, líquido ou gasoso. Através dela é possível medir o grau de energia de um corpo comparado a outro em referência.

Uma das primeiras tentativas de construção de uma escala de temperatura ocorreu por volta de 170 DC. Claudius Galenus of Pergamum (130-201), medico grego, teria sugerido que as sensações de “quente” e “frio” fossem medidas com base em uma escala com quatro divisões numeradas acima e abaixo de um ponto neutro.

Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

Existem três escalas de temperatura: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F). Ao medir a temperatura da atmosfera de sua casa, por exemplo, você não está simplesmente registrando a sensação térmica que seu corpo sente.

As escalas termométricas indicam o nível de temperatura ou de energia térmica de um corpo, sendo que podem ser três: graus Celsius, kelvin e Fahrenheit.

sistema nervoso central

A regulação da temperatura corporal é uma das inúmeras funções inter-relacionadas essenciais para a manutenção da homeostase que são controladas pelo sistema nervoso central (SNC).

Vamos mencionar três escalas: a Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin (ou absoluta). A escala Fahrenheit é muito usada em países de língua inglesa, principalmente Estados Unidos e Inglaterra.

Escala termométrica Celsius ou centígrados (°C)
É uma escala "centesimal", ou seja, dividida em 100 partes iguais, cada uma chamada grau centígrado ou grau Celsius (símbolo: ºC).

Na verdade, temperatura de um objeto ou meio é a medida de o quanto estão agitados seus átomos e moléculas, enquanto que calor, ou energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular.

No Brasil, a escala termométrica mais comum é o grau Celsius, simbolizada por ºC. Essa graduação tem como pontos de referência as temperaturas de fusão e ebulição da água ao nível do mar, que são, respectivamente, 0ºC e 100ºC. Não pare agora...

Em 1861, o físico John Tyndall descobriu que o vapor d'água e o gás carbônico, presentes na atmosfera, desempenham o mesmo papel do vidro em relação às estufas. Esses gases permitem a entrada da luz e dificultam a saída do calor, sendo os responsáveis pela manutenção da temperatura da Terra.

A definição do zero absoluto foi feita por William Thompson, conhecido como Lord Kelvin. O cientista percebeu que, quando um gás sofre um resfriamento isovolumétrico (com volume constante) de 0 °C para – 1 °C, a pressão era diminuída cerca de 1/273 do valor inicial.

Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.