Qual o tipo de vegetação do clima semiárido?

Perguntado por: snogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A Caatinga, vegetação mais característica das regiões brasileiras com incidência do Clima Semiárido, pode ser encontrada em todos os estados da região semiárida, ocupando uma área de aproximadamente 955.000 km². Nesse tipo de vegetação, as árvores apresentam porte relativamente baixo, até 5 metros.

Sua vegetação característica é a de estepe e savana, com a presença de plantas adaptadas aos períodos de seca. No Brasil, predomina no interior da região Nordeste e no norte de Minas Gerais. O bioma característico é a Caatinga, com algumas pequenas áreas de Cerrado.

O clima Tropical Semiárido caracteriza-se pela escassez e pela irregularidade de chuvas. O índice de chuvas é inferior a 800 mm/ano, as temperaturas médias em torno de 27º C e a amplitude térmica por volta de 5º C. O clima é controlado por massas de ar equatoriais e tropicais.

A vegetação do Nordeste tem relação direta com o clima da região. Áreas mais úmidas apresentam formações mais densas, como florestas e matas. Nas áreas mais secas, como o semiárido, identifica-se a presença da Caatinga, que possui plantas adaptadas às condições climáticas locais.

O semiárido nordestino apresenta elevadas taxas de insolação, elevadas temperaturas e baixas amplitudes térmicas. Os totais pluviométricos são baixos e apresentam alta variabilidade no tempo e no espaço. Ocorrem, ainda, elevadas taxas de evapotranspiração e elevado déficit hídrico.

A vegetação da Caatinga é composta por espécies de plantas de pequeno e médio porte muito resistentes à escassez de chuvas. São exemplos de espécies da flora da Caatinga: juazeiro, acácia, umbu, cumaru, macambira, aroeira e xique-xique.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Está localizada nos estados do Nordeste do Brasil e no extremo norte de Minas Gerais. A sua área de abrangência corresponde a cerca de 10% do território brasileiro. A vegetação da Caatinga tem como característica principal a adaptação aos períodos de estiagem.

O relevo da região do sertão é variado com planaltos, chapadas e serras. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos. Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região.

A maior parte do Semiárido situa-se no Nordeste do país e também se estende pela parte setentrional de Minas Gerais (o Norte mineiro e o Vale do Jequitinhonha), ocupando cerca de 18% do território do estado.

As principais formações vegetais do Brasil são:
Caatinga. Pantanal. Mata Atlântica. Vegetação Litorânea (restinga)

A vegetação é o conjunto de plantas que recobre determinada área. Essas plantas dependem do tipo de clima, das características do solo e do relevo para se desenvolverem. O conjunto de plantas que recobre determinada área é denominado vegetação.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. O índice pluviométrico é abaixo dos 800 mm/ano. As temperaturas são geralmente elevadas, com uma média de 27 ºC, podendo alcançar números maiores, superiores a 32 ºC.

Um dos principais problemas ambientais que afeta essa região é a desertificação, processo pelo qual ocorre a intensificação da formação de desertos, gerado pelas mudanças climáticas (aquecimento global, efeito estufa, etc.)

No Semiárido nordestino as práticas agrícolas são muito variadas. Essa variação está relacionada tanto às culturas plantadas quanto as tecnologias utilizadas para produzi-las. A cana de açúcar se destaca como sendo o principal produto agrícola da região, seguida do algodão, soja, milho entre outros (CASTRO, 2012).

A vegetação nordestina é bastante diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas, uma boa parte da vida no planeta e animais ...