Por que a banana e radioativa?

Perguntado por: smenezes7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

De fato, as bananas contêm uma pequena quantidade de radiação, assim como basicamente tudo ao nosso redor. Na verdade, até os nossos corpos a contêm. A radiação da banana, em especial, está relacionada ao seu alto índice de potássio — uma pequena porção dele é radioativa.

Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.

E é este potássio o principal responsável pela pequena dose de radioatividade que existe em uma banana. Para 100gramas de banana teremos em torno de 358mg de potássio. E desta quantidade, apenas uma fração será de 40K, o potássio radioativo.

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.

Considerando que o consumo de uma banana por dia totalizaria 3,6 milirems em um ano, seria preciso comer cerca de 10 milhões de bananas para sofrer algum prejuízo proveniente da radioatividade. Entre os elementos mais radioativos está a castanha, porque apresenta maior quantidade de potássio-40.

Qual é a coisa mais radioativa do mundo? O “Pé de Elefante”, que recebeu esse nome por conta do seu tamanho considerável, é composto majoritariamente por dióxido de silício, mas possui também alguns traços de urânio. April 2022. Pontuação: 4.3/5 ( 39 avaliações ) Principais minerais radioativos.

Mas outra fonte de antimatéria está ainda mais próxima. Por exemplo, bananas produzem-na, liberando um pósitron – a antimatéria equivalente de um elétron- a cada 75 minutos. Isso ocorre porque as bananas contém uma pequena quantidade de potássio-40, uma ocorrência natural do isótopo de potássio.

A superfície de alimentos como frutas e legumes ou alimentos para animais pode se tornar radioativa devido à deposição de materiais radioativos do ar ou da água da chuva. Os radionuclídeos passam através da cadeia produtiva de alimentos da mesma maneira que a radioatividade natural.

“A banana é muito rica em carboidrato e principalmente a frutose, que é uma excelente fonte de energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos”.

Outra indicação é fazer com que o suor do corpo aumente por meio de exercícios físicos e esteiras ou de saunas, para que a radiação seja eliminada pela sudorese. Em muitos casos, apenas estes métodos podem servir para que as pessoas sejam descontaminadas e liberadas.

De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

A banana é uma das frutas queridinhas dos brasileiros pelo seu preço e sabor, mas você sabia que além de ser um ingrediente maravilhoso para receitas salgadas e doces, ela também faz muito bem para a saúde? Para notar os efeitos positivos é muito fácil, tudo o que é necessário fazer é comer 2 bananas por dia.

As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país.