O que gera corrente alternada?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 5 votos

A geração da corrente alternada ocorre em geradores AC, que são encontrados em quase todos os tipos de usinas de eletricidade. Esses geradores promovem a rotação de uma espira condutora por meio do uso de alguma fonte cinética externa, como a movimentação do vento ou da água.

Elas são encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, transformadores, entre outros. A corrente elétrica que chega às nossas residências disponibilizada nas tomadas, por exemplo, é uma corrente elétrica alternada.

Corrente Contínua (CC)
É caracterizada pelo fluxo contínuo de elétrons em um condutor, sempre na mesma direção. A corrente contínua é gerada por fontes de tensão contínua, como pilhas ou baterias. Por exemplo, uma pilha AA fornece tensão contínua de 1,5 V entre seus terminais positivo e negativo.

A Corrente Alternada (CA)
Os tipos mais comuns de corrente alternada são as ondas senoidais e quadradas, que variam suas intensidades de um máximo positivo (+) a um máximo negativo (-) dentro de um intervalo de tempo, como exemplificado na figura abaixo.

Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão. Enquanto a carga alternada varia entre negativa e positiva, sendo utilizada em circuitos elétricos e linhas de transmissão de alta tensão.

O que é mais perigoso corrente contínua ou alternada? Entre a corrente contínua e a corrente alternada a mais perigosa é a corrente alternada, em uma comparação das duas correntes com a mesma frequência a corrente alternada pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa.

O inversor de tensão é um dispositivo que serve para converter uma tensão contínua em alternada. Os inversores mais antigos recebem em sua entrada uma tensão constante e geram um sinal de onda quadrada alternado. Isto é, ora a corrente flui para um lado, ora para outro.

110 volts

Corrente alternada
Como o ímã possui dois polos, o positivo e o negativo, o polo positivo “puxa” os elétrons enquanto que o negativo “empurra”, alternando o sentido do movimento. No Brasil, essa oscilação de polaridade se dá a 60 Hertz (60 vezes por segundo) e a uma tensão de 110 volts.

Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região. O equipamento usado para medir a tensão elétrica é chamado de Voltímetro.

Também há geradores que produzem diretamente corrente contínua, como os geradores fotovoltaicos.

Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.