Porque a energia eólica é criticada?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

O que motiva protestos. Apesar de a energia eólica ser limpa em comparação com fontes energéticas que emitem gases de efeito estufa (como o petróleo, o carvão e o gás natural), a instalação de parques eólicos, principalmente os do tipo onshore, pode causar impactos socioambientais negativos.

Desvantagens da energia eólica

  • Imprevisibilidade, devido à irregularidade dos ventos;
  • Alto custo dos equipamentos para a geração de energia;
  • Necessidade de grandes espaços livres para a implementação dos parques eólicos;
  • Possibilidade de afetar o curso migratório das aves;

IMPACTO SOCIAL
Por vezes invisibilizadas, essas populações ‒ por estarem em situação de fragilidade econômica e social ‒ acabam sofrendo com problemas como perda de território (por terem o acesso à região bloqueado) e mudanças na disponibilidade de recursos, além de situações de subemprego.

Os impactos socioambientais associados, tanto à construção quanto à operação de parques eólicos, classificam-se como: interferência na flora e fauna por alteração na cobertura vegetal; a interferência direta na fauna alada por colisão com as pás dos aerogeradores; perturbação no trânsito durante o transporte dos ...

Vento varia muito e não é fornecedor confiável
Um dos maiores problemas relacionados à energia eólica é o da intermitência do vento. Por isso, a rede elétrica tem de se ajustar continuamente ao fornecimento e ao consumo, para manter a voltagem constante no sistema.

Em suma, é uma energia renovável, porque é inesgotável. Já como ponto negativo, podemos destacar os seguintes: poluição sonora e visual das usinas eólicas e as irregularidades dos ventos, que podem afetar a produção de energia elétrica.

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS
O mais importante benefício ao meio ambiente da geração eólica é a não-emissão de dióxido de carbono na atmosfera. O dióxido de carbono é o gás com maior responsabilidade pelo agravamento do efeito estufa levando a mudança climática global a conseqüências desastrosas.

Estes impactos podem ser reduzidos por meio do planejamento do futuro da geração eólica, considerando aspectos de conservação da natureza (EWEA, 2004) como "evitar a instalação de parques eólicos em áreas importantes de habitat; evitar áreas de corredor de migração; adotar arranjo adequado das turbinas no parque eólico ...

Fontes renováveis de energia, como energia solar, eólica e energia da biomassa, são fontes energéticas inesgotáveis que provocam menos impactos negativos ao meio ambiente.

Investimento em energia eólica gera crescimento da economia e do desenvolvimento social. Investir em energia eólica é um bom negócio. De acordo com estudo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), cada R$ 1,00 investido em eólicas tem impacto de R$ 2,9 no PIB.

Entretanto, a energia elétrica possui também suas desvantagens, como, por exemplo, a possibilidade de mudar o curso de um rio por conta de suas usinas, causar inundações, destruir o habitat natural de muitos animais e destruir a flora dos locais.

A energia eólica é gerada da força dos ventos, que movimentam os aerogeradores. A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos. A estrutura em que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aerogerador ou turbina eólica.

E a perspectiva é de mais expansão para o setor. Os dados da Aneel mostram que, atualmente, há cerca de 5,5 gigawatts de usinas eólicas em construção no país, sendo que a estimativa é que 2,95 gigawatts entrarão em operação ao longo de 2022, o que representa valor equivalente a 2021.