Qual a desvantagem da energia eólica para o meio ambiente?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração; Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)).

Desvantagens da energia eólica

  • Intermitência dos ventos.
  • Poluição sonora.
  • Poluição visual.
  • Acidente com passáros.

A começar pelo combate às mudanças climáticas: beneficiar da energia do vento significa reduzir a utilização de combustíveis fósseis, ou seja, poupar emissões de dióxido de carbono, poeiras finas e outras substâncias que alteram o clima e são responsáveis pelo efeito de estufa.

Resposta. Resposta: Vantagem: A energia eólica é uma energia sustentável, ou seja, não emite poluentes, e seus custos de manutenção são baixíssimos. Desvantagem: No entanto, por ela ser uma energia formada através atrás da força dos ventos a mesma precisa ficar em uma altitude elevada e que haja bastante massa de ar.

Além disso, os painéis solares tomam grandes áreas, diferentemente das torres de energia eólica, que exigem áreas menores. Por outro lado, os painéis não causam impacto onde são instalados, enquanto as torres sim, especialmente pelo movimento das hélices, pelos fortes ruídos e pela poluição visual.

Entre as principais desvantagens da energia solar está o alto custo dos equipamentos devido à falta de incentivos governamentais, principalmente em sistemas à bateria que, apesar de serem uma solução ao problema da intermitência da energia solar, ainda possuem baixa eficiência no armazenamento.

Barulho, zumbidos no ouvido, depressão, medo, alteração da vegetação, destruição da flora e morte de animais. Esses são alguns dos efeitos relatados por moradores de comunidades vizinhas a parques eólicos, por causa da movimentação de seus aerogeradores – que funcionam dia e noite.

A energia eólicanão é mais amplamente utilizada devido à natureza intermitente dos ventos, às limitações geográficas, à ausência de tecnologias para armazenagem da energia produzida e os problemas de resistência dos materiais utilizados na construçào do cata-vento.

A energia eólica é aquela obtida a partir da força do vento.
O processo de extração é realizado principalmente graças ao rotor (que transforma a energia cinética em energia mecânica) e ao gerador (que transforma dita energia mecânica em elétrica).

A utilização de fontes de energia não renováveis como o petróleo e o carvão mineral gera vários prejuízos para o meio ambiente. A poluição do ar, do solo e da água, chuva ácida e aumento da emissão dos gases que causam o efeito estufa são algumas das maiores consequências do uso desse tipo de fonte de energia.

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos. A estrutura em que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aerogerador ou turbina eólica. Trata-se de uma energia consideravelmente mais barata do que as demais, e que não gera emissão de poluentes na atmosfera.

Energia Nuclear
Dentre os principais impactos ambientais, o aquecimento da água do mar, a contaminação pelos rejeitos da produção, incluindo os vazamentos, destacam-se.

DESVANTAGENS: A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica.

A hidreletricidade possui suas vantagens e desvantagens. Trata-se de uma energia limpa, barata e gerada de uma fonte renovável. Em contrapartida, a construção de usinas hidrelétricas traz impactos ambientais e sociais de grande magnitude, além de ser um processo custoso.

A biomassa é uma fonte renovável de energia e de baixo custo, sendo uma alternativa viável a fontes poluentes, como os combustíveis fósseis. Por outro lado, sua obtenção intensifica o desmatamento e a substituição de áreas de vegetação nativa por monocultura, além de ser uma fonte de baixa eficiência energética.

A energia elétrica tem apenas uma desvantagem séria: o perigo para a vida humana. Corrente elétrica, de acordo com seu efeito sobre uma pessoa. É geralmente aceito que uma corrente de mais de 50 mA é perigosa para a vida humana.