Qual é o ponto negativo da energia eólica?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Há impactos sobre a fauna, principalmente morcegos e aves, que controlam pragas. Eles se chocam contra as pás das hélices e morrem.” Além disso, há os impactos sobre ecossistemas sensíveis, como áreas montanhosas e dunas litorâneas, que são importantes e precisam ser mais bem avaliados, diz Melo.

Como aspectos positivos podemos citar:
não emite poluentes sobre a atmosfera; é uma fonte de energia barata (isto se torna evidente quando comparamos a estrutura de uma usina hidrelétrica com a de uma usina eólica); Por ser inesgotável é, portanto, uma energia renovável.

IMPACTO SOCIAL
Por vezes invisibilizadas, essas populações ‒ por estarem em situação de fragilidade econômica e social ‒ acabam sofrendo com problemas como perda de território (por terem o acesso à região bloqueado) e mudanças na disponibilidade de recursos, além de situações de subemprego.

O que motiva protestos. Apesar de a energia eólica ser limpa em comparação com fontes energéticas que emitem gases de efeito estufa (como o petróleo, o carvão e o gás natural), a instalação de parques eólicos, principalmente os do tipo onshore, pode causar impactos socioambientais negativos.

A energia eólicanão é mais amplamente utilizada devido à natureza intermitente dos ventos, às limitações geográficas, à ausência de tecnologias para armazenagem da energia produzida e os problemas de resistência dos materiais utilizados na construçào do cata-vento.

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos. A estrutura em que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aerogerador ou turbina eólica. Trata-se de uma energia consideravelmente mais barata do que as demais, e que não gera emissão de poluentes na atmosfera.

O termo energia eólica descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou elétrica. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica.

Estes impactos podem ser reduzidos por meio do planejamento do futuro da geração eólica, considerando aspectos de conservação da natureza (EWEA, 2004) como "evitar a instalação de parques eólicos em áreas importantes de habitat; evitar áreas de corredor de migração; adotar arranjo adequado das turbinas no parque eólico ...

Fontes renováveis de energia, como energia solar, eólica e energia da biomassa, são fontes energéticas inesgotáveis que provocam menos impactos negativos ao meio ambiente.

Investimento em energia eólica gera crescimento da economia e do desenvolvimento social. Investir em energia eólica é um bom negócio. De acordo com estudo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), cada R$ 1,00 investido em eólicas tem impacto de R$ 2,9 no PIB.

Além disso, os painéis solares tomam grandes áreas, diferentemente das torres de energia eólica, que exigem áreas menores. Por outro lado, os painéis não causam impacto onde são instalados, enquanto as torres sim, especialmente pelo movimento das hélices, pelos fortes ruídos e pela poluição visual.

A potência de geração elétrica de uma torre de energia eólica pode variar de forma diretamente proporcional à sua altura. De 50 a 200 metros, essas torres atingem na média, potências de 100 kW a 3 MW, respectivamente.

Assim como a energia hidráulica, a energia eólica é utilizada há milhares de anos com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de água, moagem de grãos e outras aplicações que envolvem energia mecânica.