O que a energia solar pode proporcionar ao longo dos anos?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

As principais vantagens e desvantagens da energia solar são: vida útil a partir de 25 anos, gerando economia de até 90% na conta de luz e pagando-se em até 7 anos, mesmo não gerando energia à noite e em casos de quedas de energia na rede elétrica, quando o sistema não utiliza baterias.

Vantagens da energia solar

  • É uma fonte de energia renovável.
  • Não polui nem faz barulho.
  • Tem vida útil elevada.
  • A instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água.

Novas tecnologias e novos jeitos de usar a energia do sol para gerar eletricidade já estão sendo estudados.

  • 1) Solar Termofotovoltaica. ...
  • 2) Células solares de Perovskita. ...
  • 3) Perovskita e Silício. ...
  • 4) Paineis flutuantes. ...
  • 5) Células fotovoltaicas concentradas.

Com o uso da energia renovável, é possível colaborar para a redução de impactos como as bruscas mudanças climáticas, no ambiente e também na saúde das pessoas. Mesmo considerando as etapas de produção dentro de uma indústria, essa energia reduz bruscamente os efeitos negativos que os combustíveis fósseis causam.

A energia solar é muito importante para ajudar a reduzir a emissão de agentes poluentes e a diminuir as taxas de carbono. Isso porque ela é um tipo de energia limpa. Seu impacto é nenhum quando comparamos às formas tradicionais de geração de energia, como as termelétricas por exemplo.

Instalar um sistema de energia solar tem seus pontos positivos e negativos. Entre as vantagens estão a economia na conta de luz, proteção contra a inflação energética e a valorização do imóvel. Do lado das desvantagens estão o alto custo de instalação e a geração intermitente.

Além disso, é fundamental destacar que a eletricidade é essencial no mundo moderno. Sem energia elétrica, não é possível aquecer ambientes, refrigerar alimentos, proporcionar conforto térmico, entre outras ações.

A energia solar possui baixos impactos ambientais, sendo a fonte de energia com a menor emissão de poluentes, porém ainda existem alguns impactos que devem ser considerados, como a produção e descarte de placas solares.

A construção desse tipo de usina causa impactos relacionados ao meio biótico do local, ou seja, pode causar danos aos ecossistemas presentes na área. Os principais danos são em relação às vegetações, que ficam comprometidas com a terraplanagem realizada e com o sombreamento gerado pelos módulos solares.

A fonte solar fotovoltaica brasileira deve crescer 10 gigawatts (GW) no ano de 2023, o que corresponde a um aumento de 42,4% na potência instalada. A projeção feita pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) aponta como cresce o mercado de energia solar no Brasil.

Além da economia de água, outra vantagem ambiental da energia solar e que também tem a ver com as mudanças climáticas é a redução da emissão de CO2 na atmosfera, que causa o efeito estufa e desequilibra a temperatura do planeta.

Para que serve a energia solar? A energia proveniente do Sol é indispensável para a manutenção da vida na Terra e serve como catalisadora de todos os processos térmicos, dinâmicos e químicos, sejam eles naturais (como a fotossíntese ou o ciclo hidrológico) ou artificialmente desenvolvidos pelo homem.

A energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, ou seja, a captação de energia elétrica é feita pela luz do sol. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente.