Quem produz a energia solar?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A energia fotovoltaica é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.

A energia solar é obtida diretamente pela incidência de raios do sol que são captados pelas placas fotovoltaicas, instaladas nos telhados das edificações. As duas principais maneiras de aproveitamento da energia solar são para a geração de energia elétrica e para o aquecimento de água.

O ranking é liderado pela China (392 GW), seguida pelos Estados Unidos (111 GW), Japão (78,8 GW), Alemanha (66,5 GW), Índia (62,8 GW), Austrália (26,7 GW), Itália (25 GW), Brasil (24 GW), Holanda (22,5 GW) e Coreia do Sul (20,9 GW).

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica).

A China

A China é o país com maior capacidade de geração de energia solar do mundo, produzindo mais que o dobro da capacidade instalada dos Estados Unidos. O país tem investido em projetos de grande escala, incluindo uma usina solar flutuante e outra com painéis instalados em um lago.

Estando atrás apenas do Estado de São Paulo, que produz 12,24% da energia do território brasileiro, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica. Cerca de 11% da energia consumida pela população do país é proveniente das centrais geradoras de energia existente no Pará.

A Geração de energia solar centralizada no Brasil está localizada, principalmente, em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Goiás e mais outros 17 estados.

Atualmente, Arábia Saudita, Alemanha, Austrália, China e Holanda são os maiores produtores da substância. O Chile é o único país da América do Sul que figura entre os maiores produtores e pesquisadores do hidrogênio renovável.

Jinko Solar

A Jinko Solar é atualmente a maior fabricante de painéis solares em todo o mundo, exportando cerca de 11,4 GW no ano de 2018. Fundada em 2006 com sede em Shangai, na China, distribui produtos para uma grande variedade de países como Brasil, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Chile.

Pela primeira vez na história, o Brasil entrou no ranking dos países que mais geram energia solar fotovoltaica no mundo em 2022, segundo a Absolar, ocupando o oitavo lugar com 24 GW de potência instalada acumulada. Recentemente o país já bateu 27 GW e a tendência é de ainda mais crescimento.

A energia solar é produzida através dos sistemas fotovoltaicos, compostos pelas placas solares e demais equipamentos do kit de energia solar que juntos transformam a luz do sol em energia elétrica, podendo ser instalados em casas, empresas, agronegócios ou qualquer outro tipo de unidade consumidora.

A seguir, os principais tipos de produção de energia elétrica.

  • Energia hidrelétrica. As usinas hidrelétricas usam a força das águas para produzir eletricidade. ...
  • Energia eólica. ...
  • Energia solar. ...
  • Energia nuclear. ...
  • Combustíveis fósseis. ...
  • Biomassa.

a China

1. China. A partir de agora, a China tem o mais alto nível de compromisso com a mudança de combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia do mundo. Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2020, o país se comprometeu a eliminar todas as emissões de gases de efeito estufa nos próximos 40 anos.

O Brasil está em 8º lugar no ranking mundial de países com mais energia potencial acumulada da fonte solar fotovoltaica. De acordo com informação da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), esta é a primeira vez que o País entra na lista dos dez maiores geradores desse tipo de energia no mundo.

São Paulo: 742 MWp. Rio Grande do Sul: 728 MWp. Mato Grosso: 444 MWp. Paraná: 341 MWp.