Qual é a temperatura da litosfera?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

1.200ºC

A zona de encontro entre a litosfera e a astenosfera apresenta uma isoterma, ou seja, uma temperatura constante, que é de aproximadamente 1.200ºC.

Isso ocorre basicamente por dois fatores: diferenças de temperatura e de pressão. O manto, camada anterior à litosfera, apresenta temperatura próxima de 2 MIL GRAUS CELSIUS. Por isso, uma segunda característica importante é a de que a litosfera é também a camada mais “fria” (ou menos quente, rsrs).

A litosfera é considerada a camada mais fria da terra. Isso porque quanto mais próximo do centro (núcleo) da Terra, maior é a temperatura, o que altera também seu estado físico. O estado físico da crosta terrestre é sólido. Já o manto (camada inferior à litosfera) possui um estado mais líquido.

A litosfera é formada por rochas e minerais. É a camada geológica mais fria da Terra e também a mais fina, com espessura estimada em pelo menos 90 quilômetros na área continental e 8 quilômetros na área dos oceanos.

A litosfera é composta por rochas metamórficas, rochas sedimentares e rochas ígneas. No entanto, a rocha mais abundante existente é a ígnea, como granito e basalto, formados pelo resfriamento do magma. Sua composição química é majoritariamente de silício (Si) e oxigênio (O2).

Essa camada é dividida em núcleo interno e externo. A temperatura do núcleo externo apresenta entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000º C e 3.800º C. O núcleo interno possui de 5.100 a 6.370 km, sendo sólido.

Ela é formada por duas subcamadas principais, chamadas de crosta interna, ou camada Sima, e de crosta externa, também chamada de crosta Sial.

A litosfera (nome vem do grego, lithos=pedra, rocha e sphaira=esfera) se relaciona com as outras camadas, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera, sofrendo muitas alterações por efeito destas. É composta de minerais e rochas, que podem ser de três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas.

O que é a Litosfera:
Litosfera é uma das camadas que forma um planeta rochoso. Consiste na parte sólida externa deste, que normalmente é formada pelo solo e rochas. A litosfera do planeta Terra é formada pela crosta terrestre, que está dividida em diferentes placas tectónicas.

em Geofísica do Observatório Nacional (ON/MCTI), Suze Guimarães, o núcleo da Terra está localizado a quase 3.000 km de profundidade da superfície terrestre e tem raio de aproximadamente 3.500 km. Suas altas temperaturas são similares às da superfície do Sol, podendo variar de 4.400° C a 6.000° C.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C. A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.

Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.

A litosfera é compreendida pela camada terrestre da crosta terrestre e pela parte mais externa da camada terrestre do manto. Ela é formada por solos, rochas e minerais que estão dispostos na parte mais externa da esfera do planeta Terra.