O que acontece se queimar o enxofre?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

A queima do produto gera fumos altamente irritantes de Dióxido de Enxofre (SO2). Inalação prolongada da poeira pode causar irritação pulmonar.

3) Enxofre queima? Sim, e isso foi usado por muitos séculos como desinfetante, porque a queima gera o SO2. Esse gás tem propriedades antissépticas, e gera um ácido fraco ao reagir com água. Embora raramente seja usado como desinfetante, ainda é um importante conservante em vinhos.

Exposição humana e efeitos na saúde
O composto irrita o nariz, a garganta e os pulmões causando tosse, falta de ar, chiado no peito, catarro e crises de asma. Os indivíduos asmáticos ou com doenças crônicas de pulmão e coração e as crianças são mais sensíveis aos efeitos do dióxido de enxofre.

A emissão de dióxido de enxofre na atmosfera está diretamente ligada à chuva ácida, que afeta o meio ambiente de diversas formas: atrapalha a reprodução e crescimento das plantas; afeta o pH da água dos rios, prejudicando, assim, o crescimento populacional dos peixes; além de corroer materiais, afetando monumentos e ...

Exposição crônica: a exposição prolongada ao enxofre provoca doença pulmonar crônica (enfisema, bronquiectasia, asma) e sinusite (maxilar, frontal). O manuseio prolongado provoca, na pele, lesões eritematosas e ulcerosas.

O enxofre é um não metal de coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre.

É um não-metal insípido e inodoro, (o “cheiro de enxofre” vem de seus compostos voláteis, como o sulfeto de hidrogênio) facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura (especialmente em regiões vulcânicas).

O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes.

Água potável contendo altos níveis de enxofre pode causar diarreia. Quantidades excessivas desse mineral na água também podem dar um sabor desagradável e apresentar um cheiro semelhante ao de ovo podre.

O bicarbonato é um desodorizador, pois ele neutraliza odores quimicamente.

A maioria do enxofre no solo se encontra na matéria orgânica, sendo está uma fonte do nutriente. Como a matéria orgânica se acumula bastante na superfície do solo, o teor de enxofre orgânico se encontra basicamente na camada superior. Para o nutriente ficar disponível para as plantas, precisa ser mineralizado.

A maior parte do enxofre do solo, em geral mais de 90%, encontra-se em formas orgânicas. Isto é comprovado pelas altas correlações verificadas entre os teores de carbono orgânico ou nitrogênio total e os teores de enxofre total ou orgânico.

O enxofre é um macronutriente essencial à vida, pois organismos assimilam-no e também o eliminam como produto final de seus metabolismos. Vale destacar ainda que esse elemento participa do processo de síntese de proteínas, já que ele constitui certos aminoácidos.

Enxofre + Peróxido de Benzoíla é um medicamento somente para uso externo; evite o contato com a mucosa da boca, olhos, pálpebras e outras mucosas, em feridas ou na pele irritada. Se eventualmente isto ocorrer, lave com água em abundância.

O enxofre em pó tem as propriedades queratolítica, antiacnéica, antisseborreica e escabicida. É um tipo de microcristalino, amorfo e na cor amarela do tipo pálido. Trata acne vulgar, a pediculose, as dermatites seborreicas e a escabiose.