Como se proteger de um eclipse solar?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para ver o eclipse, devemos utilizar filtros solares especiais (figura 2) para proteção dos olhos. Estes filtros especializados reduzem drasticamente toda a radiação solar, tanto a ultravioleta como a infravermelha; ou usar uma máscara de soldador com proteção 14.

A utilização de filtros solares para proteção dos olhos (filtros oculares) ou de equipamentos adequados para observação dos eclipses solares, é absolutamente imperiosa. Estes filtros especializados reduzem drasticamente toda a radiação solar: ultravioleta, visível e infravermelha.

Olhar diretamente para o sol pode, sim, causar danos à visão. Essa perda ocorre por conta de lesões na retina, uma estrutura localizada no fundo do olho. Geralmente após longa exposição à luz ultravioleta.

Caso observe o eclipse solar de forma direta, deve-se olhar no máximo por vinte segundos pausando trinta segundos no intervalo entre as observações.

O método mais seguro de observação é por projeção. Para isso, basta abrir um pequeno orifício num pedaço de papelão e direcioná-lo para o Sol. A luz penetra no buraco e projeta uma pequena imagem do eclipse num anteparo paralelo ao papelão.

Quando eclipse causa cegueira? O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Mas está cientificamente comprovado que olhar para o sol, sem se proteger, pode queimar as células da retina e provocar lesões graves, inclusive a cegueira.

Os eclipses ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. São raros porque a Lua normalmente passa acima ou abaixo da linha imaginária que liga a Terra e o Sol.

Já o último eclipse solar que pôde ser visto na capital cearense aconteceu em 2020. O fenômeno astronômico pôde ser visto parcialmente em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Outro foi registrado em 2017.

Conforme as análises, o eclipse solar anular de 2023 no Brasil vai acontecer em 14 de outubro de 2023. Em relação ao horário, como explica o professor de física, isso depende da região do país onde a pessoa vai estar acompanhando o eclipse.

Então 2ª norma: NUNCA usar óculos escuros, negativos fotográficos, radiografias, polaróides na observação do Sol. Não é recomendável o uso de quaisquer filtros a não ser aqueles com proteção 14. Mesmo usando filtro protetor não é aconselhável fazer uma observação continuada do Sol.