O que acontece se olhar para um eclipse lunar?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se o eclipse causa cegueira ou não depende de muitas coisas. Ele por si só não traz riscos para a saúde, mas como é um fenômeno que desperta a curiosidade das pessoas, acaba gerando uma vontade de observar fixamente o Sol. E, fazer isso sem a proteção adequada, pode sim trazer danos irreversíveis para a visão.

Essa condição é conhecida como retinopatia solar, e pode ocorrer ao entrar em contato direto à luz ultravioleta sem proteção adequada, seja ao observar um eclipse solar, passar um dia ensolarado na praia ou trabalhar com solda sem proteção adequada.

Já o Eclipse Lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada na Lua, escurecendo-a parcial ou totalmente. Esses Eclipses podem trazer à tona questões emocionais, como o fim de relacionamentos ou situações que não estão mais funcionando.

Os eclipses lunares são seguros para os olhos, pois a Lua não brilha como o Sol. Na realidade, trata-se de uma projeção do Sol na Lua. Em outras palavras, não é necessário usar nenhum tipo de filtro ou equipamento específico. Além disso, você pode olhar para a Lua através de um binóculo ou telescópio.

No seu pico, o eclipse lunar reduz os níveis de ozônio da superfície da Terra ao mínimo. O eclipse também esfria a atmosfera da Terra, alterando a temperatura, a umidade relativa e a velocidade do vento.

Depois das duas superluas em agosto, 2023 ainda reserva ao menos outros dois eventos astronômicos importantes: um eclipse solar anular no dia 14 de outubro, e um eclipse lunar parcial no mesmo mês. Confira abaixo as datas exatas dos eventos: ️14 de outubro - Eclipse solar anular (que será visível em boa parte do país)

As previsões para 2023 incluem um eclipse lunar penumbral entre os dias 5 e 6 de maio, porém não será visível no Brasil. Enquanto esperamos ansiosos por 2025, vamos entender o processo que ocorre por trás desse evento e nos preparar para as observações futuras?

Ainda atuando no eixo Touro-Escorpião, o Eclipse lunar de 05 de maio de 2023 ocorrerá às 14h34 (Horário de Brasília). Há poucos dias, em 20 de abril, vivemos o híbrido e raro primeiro eclipse de 2023 no último grau de Áries. Desta vez, teremos um eclipse penumbral aos 14 graus e 58 minutos de Escorpião.

Eclipses, em geral, já indicam momentos mais agitados. Mas as turbulências que podem vir junto com o dessa semana podem ganhar um pouco mais de força. Segundo a astróloga Vanessa Tuleski, isso porque o eclipse ocorrerá no Signo de Escorpião, que está super ligado a crises e transformações.

E isso pode ser intensificado no poderoso Eclipse Lunar em Escorpião que ocorre na sexta (05/05/2023). Tudo acontece às 14h34 (horário de Brasília), quando o Sol se projeta sobre a Lua Cheia, que estará aos 14 graus e 58 minutos de Escorpião.