Porque vemos estrelas que já morreram?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

As estrelas mortas estão tão longe que sua luz só pode ser vista com a ajuda de telescópios. 1. A galáxia Herbble Deep-Field está a 10 bilhões de anos-luz da Terra. De suas 20 bilhões de estrelas, 90% já bateram as botas.

Ao observarmos uma estrela que está à distância de 1.000 anos-luz da Terra, a luz emitida por essa estrela demorou 1.000 anos para chegar até aqui. A imagem que observamos no céu corresponde ao estado em que tal estrela se encontrava há 1.000 anos! Sendo assim, SIM, olhar para as estrelas é ver o passado!

A maioria das estrelas, assim como o Sol, após ejetar suas camadas superiores, se tornarão anãs brancas. Elas são bem quentes e com brilho fraco, devido ao seu tamanho pequeno, algumas vezes parecido com o da Terra.

O que resta então é um núcleo ainda incandescente formado basicamente de carbono e oxigênio, que sem a pressão “para fora” das reações nucleares encolhe e se aquece ainda mais, resultando então nas pequenas e densas estrelas conhecidas anãs brancas que ainda brilham por bilhões de anos enquanto esfriam.

A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

Ao olhar para o céu, vemos o passado de objetos distantes porque a luz pode levar até milhões de anos para sair de um corpo celeste e chegar à Terra.

Sintomas e gravidade pontos brilhantes na visão
Enxergar flashes ocasionalmente é inofensivo. No entanto, se por acaso eles se tornarem frequentes, pode ser um aviso de algo mais grave, principalmente se forem cinzas/nublados.

As chamadas estrelas cadentes são, na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar. As estrelas cadentes incendeiam-se ao entrar em nossa atmosfera e deixam um rastro de luz no céu.

Por que as estrelas piscam? Esta é uma indagação muito recorrente, e ela possui uma resposta muito simples: por causa de turbulências ocorridas na atmosfera. Ouça o texto abaixo!

Todos os demais seriam buracos negros estelares, ou seja, aqueles que se formam com a morte de uma estrela. "A formação ocorre quando o centro de uma estrela muito massiva colapsa sobre si mesmo. Esse colapso também causa uma supernova, uma estrela explodindo", esclarece texto divulgado pela agência.