Quem tem pressão alta pode ir para altitude?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 15 votos

Em resumo, de maneira geral, pacientes com complicações cardiovasculares devem evitar a exposição a altitudes elevadas, a menos que sejam liberados por seus médicos.

Portanto, a pressão do ar por baixo do telhado contrabalança a pressão sobre o telhado. À medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, pois diminui o peso da coluna de ar acima.

“A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.

Em altas altitudes o ar é mais rarefeito e para conseguir oferecer oxigênio para o cérebro, os vasos sanguíneos dilatam, o que pode provocar dor de cabeça, náusea, tontura e diminuição da performance.

Pode aumentar os níveis de pressão arterial
Isto não significa, no entanto, que quem tem pressão arterial alta não pode viajar, apenas que deve ter alguns cuidados, como movimentar-se ao longo do voo - levante-se e caminhe no avião - e evitar alimentos salgados, álcool e calmantes.

Porém, em aviões comerciais as condições de pressão são comparáveis a altitudes de 1.500 a 2.400 metros, onde a maioria dos pacientes cardíacos tolera sem dificuldade o estresse associado.

Os dias quentes realmente favorecem quem tem pressão alta: o calor dilata as artérias, e assim a pressão arterial tende a baixar.

A maioria das pessoas pode ascender de 1.500 a 2.000 metros em um dia sem problemas, mas cerca de 20% das pessoas que ascendem a 2.500 metros e 40% das pessoas que ascendem a 3.000 metros sofrem de alguma forma de doença da altitude.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

A exposição a altitudes elevadas, definidas como altitudes superiores a 2400 metros, obriga o organismo humano a desenvolver uma série de adaptações integradas e bem coordenadas entre os sistemas respiratório, cardiovascular e renal, com o objetivo de melhorar o aporte de oxigénio em ambientes de hipóxia hipobárica.

Mascar folhas de coca é uma tradição andina que alivia o mal-estar. As folhas também podem ser usadas para fazer chá; fica bem gostoso. São estimulantes, então melhor não tomar tarde da noite. Na alimentação, a dica é evitar bebidas alcoólicas, tomar bastante água e comer comidas leves.