Porque o raio não cai em linha reta?

Perguntado por: acastro2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

pois ele passa por um meio não condutor, e é por isso que você não pode viajar em linha reta.

Um raio pode atingir duas vezes o mesmo local principalmente em áreas que facilitam a conexão do solo com a nuvem, onde cargas elétricas se acumulam, como extremidades de objetos condutores de eletricidade.

A finalidade dos elétrons e das moléculas de oxigênio singleto delta é buscar o caminho com menor resistência no ar até o chão, seja lá qual for à direção. Esse caminho não ocorre em linha reta porque o ar não é uma mistura perfeita para a condução da descarga até o chão, por isso o zigue-zague que vemos.

Cartilha de Proteção contra Raios
Árvores são atingidas constantemente por raios por geralmente serem os objetos mais altos num determinado lugar. Isso ocorre porque a seiva presente no interior do tronco das árvores é melhor condutor do que o ar.

Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

A gaiola de Faraday
Chamamos de gaiola de Faraday uma estrutura metálica vedada contra campos elétricos ou eletromagnéticos, uma estrutura que impede a entrada e a saída destes últimos, protegendo assim o que está dentro ou fora da gaiola.

A cidade fluminense de Porto Real aparece em primeiro lugar no ranking geral, com uma densidade de 27 raios por quilômetro quadrado por ano, seguida por São Caetano do Sul, em São Paulo, com 23 raios por quilômetro quadrado por ano.

O raio se forma dentro das nuvens de tempestade – as Cumulonimbus –, a partir das cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo. Quando essas cargas atingem certa quantidade, surge uma faísca que dá início a um raio.

O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.

Consiste, geralmente, em uma haste metálica com pontas, feitas de metais como aço, alumínio ou cobre, que “captam” a descarga e conduzem a corrente. A ponta metálica, quando carregada, gera um campo magnético que “atrai” o raio, permitindo a condução até o solo.