Porque existe pressão no fundo do mar?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ao entrarmos no mar, nós estamos sujeitos à pressão causada pela água causada pela coluna de água acima de nós, somando com a pressão atmosférica que já estamos acostumados. Nós sabemos que a água possui mais densidade do que o ar.

“Ao nível do mar, nossos pulmões têm a capacidade de comportar de quatro a seis litros de ar. Sendo assim, se uma pessoa mergulha a 20 metros, como a pressão sobre ela praticamente dobra, a sua capacidade pulmonar cai pela metade, ou seja, os pulmões passarão a comportar, em média, de dois a três litros de ar.

“Isso porque, para protegê-las, boa parte desses animais conta, nas células, com uma substância chamada óxido de trimetilamina”, diz o biólogo Paulo de Tarso, do Aquário de Santos, em São Paulo. O óxido funciona como uma parede que absorve o aperto.

O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades. O pascal é, por sua vez, equivalente ao newton por metro quadrado (N/m²).

Subir de um mergulho bruscamente pode trazer problemas, como causar desmaios. Além disso, não é só o oxigênio que pode causar efeitos indesejáveis na subida. O ar que respiramos (na superfície e durante o mergulho) contém também nitrogênio.

O nível de 40 metros é a profundidade máxima permitida durante um mergulho seguro. Já o nível de 100 metros pode ser mortal para os seres humanos, porque é neste ponto que começa a síndrome de descompressão.

A Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia resolveram atualizar os limites considerados normais para a pressão arterial. Agora, a “pressão boa” é aquela abaixo de 120x80mmHg, ou abaixo do conhecido 12 por 8.

Conheça 5 animais marinhos perigosos

  • Tubarão-branco e a força da sua mordida. Um grande tubarão-branco nada nas águas da costa de Cape Cod, Massachusetts, Estados Unidos. ...
  • O veneno letal do baiacu. ...
  • Crocodilo-de-água-salgada: o maior réptil do planeta. ...
  • O peixe-leão: uma praga do Caribe. ...
  • Polvo-de-anéis-azuis.

O boto vaquinha não é apenas o menor mamífero marinho que habita o planeta: os especialistas o descrevem como o “mais raro”. É difícil observá-lo em seu habitat, é esquivo e tímido, e se afasta se perceber a presença de barcos. É endêmico do Golfo da Califórnia ou do Mar de Cortez, o que significa que só vive lá.

As diversas espécies de tubarões ocupam todos os oceanos do mundo e, embora sejam mais abundantes nas zonas tropicais e temperadas, algumas espécies de tubarões estão presentes nos mares gelados. Também, dependendo da espécie, podem habitar águas rasas, águas profundas, áreas costeiras, mar aberto ou áreas de corais.

5.500 libras

A pressão em torno do famoso navio afundado é de cerca de 375 atmosferas. Isso significa que cada centímetro quadrado da superfície de um objeto experimenta o equivalente a 5.500 libras de força.

A temperatura média do oceano até 2 mil metros de profundidade é de aproximadamente 5,85°C. Esse número, no entanto, é menos preciso para monitorar o aquecimento dos oceanos do que a análise da variação da temperatura.

Por isso, um mergulhador deve subir em etapas, com paradas de tempos em tempos. Uma subida rápida pode gerar bolhas de nitrogênio grandes demais, que podem obstruir a circulação sanguínea e gerar uma síndrome de descompressão.

11.000 metros

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

de sal 31,5% dele realmente é feito de sal a afundar a cabeça na água pode simplesmente. te deixar cego. ao queimar os seus olhos e ainda causar sérios danos aos tímpanos nariz e garganta há vários avisos que se a água entrar em contato com os seus olhos mesmo que sejam gotas você precisa lavar na hora e.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!