Qual órgão responsável por regular o metabolismo?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Fígado – é importante porque faz o controle de qualidade dos nutrientes. Pâncreas – é muito importante porque é a glândula responsável pela produção dos hormônios: insulina e glucagon. Tecido adiposo – é importante porque armazena lipídios (reserva para o corpo, caso ele fique sem energia).

Metabolismo designa toda reação bioquímica que acontece no interior de uma célula e do nosso corpo. Essas reações podem estar relacionadas com a síntese de compostos orgânicos ou sua quebra para fabricar ATP e são todas coordenadas por enzimas.

Fatores como realização de atividades físicas, ingestão de água e mudanças na temperatura ambiente também podem causar alterações no metabolismo, assim como doenças relacionadas ao sistema endócrino. O hipotireoidismo, por exemplo, causa deficiência de hormônios e um ganho de peso devido à lentidão do metabolismo.

O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo. Para que essas reações ocorram, são necessários substratos energéticos, que são provenientes da alimentação. As principais fontes de energia utilizadas nessas reações são os carboidratos, os lipídios e as proteínas.

Existem três tipos de metabolismo: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo.

Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.

Chá de Camomila
Consumir o chá antes de dormir, fará que você tenha mais qualidade no sono, o que também o fará emagrecer. Como fazer: Coloque uma colher de chá de camomila seca em uma xícara. Acrescente água quente e deixe descansar por alguns minutos. Beba uma xícara antes das principais refeições e antes de dormir.

A taxa metabólica varia de pessoa para pessoa, levando em conta alguns fatores como a genética, envelhecimento, hormônios e obesidade, por exemplo. Em pessoas saudáveis, o metabolismo lento pode estar relacionado a maus hábitos, como má alimentação, sono desregulado, beber pouca água e falta de exercícios físicos.

Má nutrição / dietas radicais frequentes: Pacientes que tendem a comer alimentos ricos em açúcares refinados e / ou gordura saturada, alimentos com baixo valor nutricional ou aqueles que fazem uma dieta calórica muito restritiva em uma base regular tendem a ter metabolismo mais lento.

Não ter tempo para se exercitar
Um estilo de vida sedentário pode contribuir para que o seu metabolismo fique mais lento. Por isso, é importante seguir um estilo de vida aliado a atividades físicas, para uma maior flexibilidade metabólica e que ajude a combater sinais como fadiga e cansaço no dia a dia.

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento. De forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.

Os sinais de um metabolismo acelerado podem incluir:

  1. facilidade para perder peso;
  2. dificuldades para engordar;
  3. nervosismo;
  4. hiperatividade;
  5. frequência cardíaca mais acelerada;
  6. temperatura corporal alta.
  7. aumento da transpiração;
  8. dificuldade para dormir.