Qual ausculta de broncoespasmo?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A ausculta pulmonar com sibilos sugere broncoespasmo, e a redução do murmúrio vesicular, obstrução grave. O laringoespasmo resulta do fechamento exacerbado da glote, impedindo totalmente a ventilação. Por este motivo, o laringoespasmo é uma das complicações respiratórias mais preocupantes.

O broncoespasmo provoca dificuldade respiratória, pois ocorre uma contração repentina da musculatura lisa dos brônquios. Broncodilatadores são usados para tratar o problema. O chiado no peito é um sintoma característico do broncoespasmo.

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

Os sibilos são sons respiratórios auscultados (ouvidos pelo médico com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente (que escutam esses sons de perto ou de longe). Popularmente são descritos com os seguintes termos: chieira, chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

O sibilo somente na expiração indica obstrução mais leve do que o sibilo durante a inspiração e a expiração, que sugere estreitamento mais grave das vias respiratórias.

Nas crianças, o broncoespasmo é um quadro característico da bronquite aguda e da asma e pode estar associado a sintomas de falta de ar, tosse seca e dor torácica.

Não existe diferença, ambos são a mesma coisa. Este episódio, geralmente, leva a uma crise de falta de ar que pode ser fatal se não tratada adequadamente e a tempo”, informa o pneumologista Mauro Gomes. Além da falta de ar, outros sintomas importantes relacionados são: tosse, chiado e sensação de aperto no peito.

Sibilos: É um ruído semelhante a um assobio agudo decorrente de uma obstrução ou estreitamento da via aérea distal. O paciente relate que o ar não entra, porém na verdade o ar não sai, dessa forma é encontrado geralmente durante a expiração de pacientes portadores de asma e/ou DPOC.

Os ruídos adventícios constituem sons anormais, envolvendo estertores, sibilos e estridor.

À medida que a bronquiolite piora, outros sintomas podem surgir, incluindo: Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.

Eles podem ser divididos em três tipos principais:

  • Som traquel.
  • Brônquico.
  • Broncovesicular.
  • Murmúrio vesicular.

São dois tipos: Roncos: sons de baixa frequência, graves. Sibilos: sons de alta frequência, agudos.

Crepitantes: São sons de estalidos e cliques semelhantes a uma rádio fora da estação e podem ser devido a quadros de hiperinsuflação alveolar ou a secreção com bolhas em vias aéreas inferiores. Quando é causado por catarro, o crepitar é modificado por uma tosse produtiva.

Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas. (Veja também Sibilos em bebês e crianças pequenas.