Quando se saber que a bronquiolite está melhorando?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O que posso esperar durante a recuperação do meu filho? A sibilância e a dificuldade de respirar geralmente piorarão nos primeiros 3 a 5 dias, antes de melhorar. A tosse do seu filho geralmente durará cerca de duas semanas.

Tratamento hospitalar da bronquiolite
Na maioria dos casos, os sintomas podem melhorar em até sete dias. Se isso não acontecer ou o quadro apresentar sinais mais preocupantes, como respiração muito acelerada, boca azulada, recusa a ingestão de líquidos e alimentos, pode ser necessária a hospitalização.

Prognóstico da bronquiolite
A maioria das crianças se recupera em casa em três a cinco dias. Contudo, os sibilos e a tosse podem continuar por duas a quatro semanas.

A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.

Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos.

“Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Durante o pico da doença (3º ao 5º dia), conforme a idade da criança (maior risco nos menores de 6 meses de vida) e o vírus causador (há vírus que são mais agressivos do que outros), pode causar maior ou menor desconforto respiratório, crises de tosse muito intensas, muitas vezes ocasionando até vômitos pela sua ...

O diagnóstico da bronquiolite só pode ser feito por meio de exames clínicos, como ausculta pulmonar e raio-x torácico, além disso, em alguns casos, pode haver a coleta da secreção para identificar qual é o vírus causador da bronquiolite.

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

A gente, indiretamente, infere que, se a saturação está boa (entre 93 e 95%), esse neném está bem oxigenado.