Quem tem asma pode fazer caminhada?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para Janaína, é importante ressaltar que em momentos de crise de asma aguda, caracterizados por aumento abrupto dos sintomas mesmo em uso das medicações de rotina, a prática de atividade física não deve ser estimulada.

De acordo com os especialistas, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados para quem tem asma.

Correr, praticar esportes, ou fazer trabalhos pesados pode causar sintomas de asma, mas estas atividades são boas para você. O médico pode prescrever uma medicação preventiva antes destas atividades. Entretanto, você deve evitar exercícios intensos se estiver com sintomas de asma ou saindo de uma crise mais forte.

Alguns procedimentos podem ser:

  1. Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  4. Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

Surtos curtos de atividade são bons para asmáticos, pois podem ajudar a aumentar a resistência do coração e dos pulmões. Praticar exercícios em rajadas curtas também tem menos probabilidade de desencadear um ataque de asma do que participar de atividades mais longas e prolongadas, como corrida de longa distância.

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma. Mas há casos em que o paciente deve se dirigir até uma unidade de saúde para receber metilprednisolona por via endovenosa.

Massagear a área do coração ajuda a mantê-lo funcionando até a ajuda chegar. Então se a crise estiver muito forte, você pode começar uma massagem para que melhore a situação, mas se não conseguir fazer isso, chame por alguém rapidamente!

Se por acaso você não tiver uma bombinha de asma por perto, é aconselhado ficar parado na mesma posição até à chegada da ajuda médica, para que o corpo não gaste rapidamente o pouco oxigênio que está entrando nos pulmões. Em alguns casos a pessoa pode vir a desmaiar e perder a respiração.

Qual é o melhor broncodilatador para asma? Os melhores broncodilatadores para asma são os inalatórios de ação curta, como o fenoterol e salbutamol. Ambos atuam rapidamente em casos de crises de asma e mantêm seus efeitos por aproximadamente 4 a 6 horas após a inalação.

Melhor posição para dormir para quem tem asma
Como destaca um artigo da Global Allergy & Airways, para quem sofre desse distúrbio, a melhor posição ao dormir é de costas, com travesseiros extras para deixar mais alto. Essa posição aumenta a capacidade respiratória, pois contrai menos os pulmões.