Pode tomar bicarbonato para azia?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quando diluído em água, essa substância possui efeito alcalinizante, o que diminui a acidez presente no estômago e, como consequência, reduz a sensação de queimação. Seu uso não há segredo: misture uma colher de café com bicarbonato de sódio em 100 ml de água e beba.

Por ser um antiácido, o bicarbonato de sódio neutraliza o excesso de acidez estomacal, causando alívio dos sintomas da azia. Porém o produto não é livre de efeitos colaterais e não trata as causas do problema. Antiácidos devem ser usados de vez em quando e com moderação.

Isso porque ajuda os níveis de PH do estômago, criando um ambiente alcalino e diminuindo a acidez do estômago. “O bicarbonato faz parte da composição do 'Sal de Frutas', muito utilizado em casos de azia e má digestão”, completa a nutricionista.

Combater a acidez estomacal: Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.

A ingestão diária recomendada de pó de bicarbonato de sódio para azia para adolescentes e adultos é de 1/2 colher de chá dissolvido em um copo de água – e deve ser tomada a cada duas horas. Crianças precisam passar por consulta médica para ser determinada a quantidade ideal de bicarbonato de sódio (se indicado).

Bicarbonato de sódio é uma substância bastante usada em casa, sem prescrição médica e para os mais variados propósitos. Geralmente tomamos bicarbonato para combater azia, má digestão e sensação de estufamento.

Causas. A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

Normalmente, a azia é causada por refluxo de ácido gástrico e alguns fatores de risco, como hérnia de hiato e oscilações hormonais na gravidez. Além disso, a azia pode ser provocada por má alimentação, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Escolha os antiácidos e os inibidores de produção de ácido como omeprazol, domperidona ou sucralfato que é um protetor gástrico. Como esses medicamentos podem causar efeitos colaterais, é importante que você os tome sob orientação de um médico.

É possível observar uma melhora importante dos sintomas, após 4 dias de tratamento, porém é fundamental seguir alguns cuidados, como beber 2 litros de água por dia e realizar a higiene correta da região íntima, além de consultar um clínico geral, para realizar uma investigação mais aprofundada do quadro.

Muitas receitas indicam a ingestão de limão com bicarbonato para emagrecer ou melhorar a digestão, mas tome cuidado com soluções milagrosas para combater o excesso de peso ou a obesidade. Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina.

Quais as contraindicações do Bicarbonato de Sódio? Presença de edemas, gravidez, alcalose metabólica ou respiratória (excesso de bicarbonato), perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal, hipocalemia (diminuição do nível potássio no sangue).

O Bicarbonato de Sódio tem propriedades antiácido e é benéfico para aliviar a indigestão ácida, acidez severa e azia. Isso ajuda no alívio de sintomas da doença de úlcera péptica.

O uso de Bicarbonato de Sódio pode provocar arrotos, aumento dos reflexos musculares, distensão abdominal, alterações de consciência, alterações metabólicas, cálculos renais, cólicas, tremor, retenção de líquidos e piora da insuficiência cardíaca.

Quanto tempo dura a azia? A azia pode durar várias horas ou mais. Muitas pessoas sofrem noites inteiras sem dormir, porque estar deitado é uma posição que aumenta a dor de estômago ou o ardor provocado pela azia. A azia é um dos sintomas mais comuns da Doença do Refluxo Gastroesofágico ou DRGE.