O que acontece se a pessoa não peidar?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

“Tentar segurar o pum leva a um acúmulo de pressão e grande desconforto. Um acúmulo de gases intestinais pode desencadear distensão abdominal, com alguns sendo reabsorvidos na circulação e exalados na respiração.

A gastroenterologista esclarece, no entanto, que segurar os gases de maneira consciente pode causar dor, mas não é motivo para internação. “Casos de obstrução intestinal onde a eliminação de gases é bloqueada, não consciente, leva à internação.

Já Raphael diz que “as bactérias que produzem esse gás malcheiroso são muito necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo, e o pum é algo natural e necessário”.

Barriga dura; Prisão de ventre (pode gerar dores fortes no peito em forma de pontadas perto do coração); Dor abdominal em forma de pontadas; Flatulência.

É natural que o ser humano produza gases intestinais, em média, estudos mostram que um adulto pode expelir gases 20 vezes por dia.

Nós podemos engolir ar ao falar, comer e beber — e isso pode resultar em flatulências. A maior parte desse ar se transforma em arrotos, mas pode ocorrer de alguns resquícios viajarem pelo trato gastrointestinal e aumentar a frequência de puns.

O estudo indicou que o sulfeto de hidrogênio, um dos gases com cheiro de ovo presentes no popular pum, pode reduzir o risco de várias doenças perigosas para a saúde. De acordo com a pesquisa, realizada em 2014, o subproduto microbiano pode reduzir as chances de ataque cardíaco, derrame, demência e câncer.

Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados). Alimentos ricos em fibra não solúvel, como sementes, farelo de trigo e alguns vegetais.

Sabe aquela sensação de “empachamento” após digerir algo pesado ou se alimentar de forma inadequada (rápido demais ou falar enquanto come). São basicamente esses hábitos que intensificam o problema.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.