Tem ferro na beterraba?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

- Beterraba é fonte de ferro? Não. Apesar de ser um alimento rico em vitaminas e minerais, a quantidade de ferro presente na beterraba crua é de apenas 0,8 mg em cada 100 gramas.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente. Veja como fazer suco de beterraba.

feijões

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

Ou seja, os antinutrientes da beterraba dificultam a absorção do ferro do feijão no nosso organismo. O próprio feijão possui antinutrientes; contudo, nós nos livramos deles deixando o feijão de molho. Para diminuir os efeitos desse antinutriente, o ideal é cozinhar a beterraba até levantar fervura e descartar a água.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Alimentos ricos em cálcio (leite, iogurte, queijo, requeijão, sorvete cremoso, flans, pudim e musses) e em oxalatos de cálcio (espinafre, beterraba e brócolis) diminuem a absorção de ferro e devem ser evitados na mesma refeição que os alimentos ricos em ferro.

Laranja, cenoura e beterraba
Esse suco é rico em ferro, sendo ótimo para tratar a anemia.

Ferro: a alface lisa é uma das variedades que contém mais ferro, oferecendo até 8% da IDR desse nutriente que atua na produção de glóbulos vermelhos.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.

Modo de preparo

  1. Esprema o limão.
  2. Bata tudo no liquidificador.
  3. Se sirva e aproveite.

De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios. "O ideal é consumi-la crua ou cozida e, de preferência, com a casca, que conserva melhores os nutrientes", lembra Valéria.

O consumo de vitamina C, presente em frutas cítricas e vermelhas, aumenta a absorção de ferro no organismo - sobretudo o ferro de origem vegetal. A vitamina C é um grande aliado, pois aumenta a biodisponibilidade do ferro ao transformar o íon férrico em íon ferroso (que tem uma absorção muito maior).

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas.

O que pode causar a deficiência de ferro no corpo? Em adultos, a deficiência de ferro é mais comumente causada por perdas excessivas de sangue, comum em mulheres com hemorragias menstruais excessivas. Nestes casos, apenas uma dieta rica em ferro pode não ser suficiente para regularizar a situação.