O que é uma broncopneumonia?
A broncopneumonia é uma infecção de rápida instalação dos brônquios, que são estruturas importantes para a passagem do ar nos pulmões. Sendo assim, a broncopneumonia geralmente resulta em infecção em todos os componentes pulmonares, diferentemente de uma pneumonia comum, que afeta menos regiões do pulmão.
O que é mais grave pneumonia ou broncopneumonia
Além disso, a broncopneumonia geralmente é causada por bactérias mais comuns, por isso costuma ser mais branda. Já a pneumonia é mais grave, proveniente de bactérias normalmente mais resistentes. Bebês prematuros estão mais expostos?
Quais os riscos de uma broncopneumonia
A broncopneumonia é a inflamação dos brônquios e alvéolos pulmonares, responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue, causada por micro-organismos ou decorrente de infecções virais. Como essas estruturas levam o ar para todas as regiões dos pulmões, a infecção pode se espalhar e atingir o órgão todo.
Quanto tempo leva para curar uma broncopneumonia
Os pneumologistas explicam que a doença pode ter um tempo de cura entre 4 a 6 semanas dos principais sintomas.
Como se transmite broncopneumonia
Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
Tem cura broncopneumonia
É o caso, por exemplo, da nebulização com soro fisiológico, que pode ajudar o paciente a se sentir melhor. Quem é diagnosticado com a broncopneumonia precisa ficar em repouso e manter-se bem hidratado, para que a recuperação seja mais rápida, uma vez que a broncopneumonia tem cura.
Como saber se a broncopneumonia está melhorando
Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.
Qual a gravidade da broncopneumonia
Além da freqüência respiratória elevada, a dispnéia mista, a submacicez/macicez, a área de silêncio, a crepitação grossa e os roncos e sibilos definiram a gravidade do quadro de broncopneumonia.
O que fazer para evitar a broncopneumonia
Prevenção: As principais formas de prevenir a doença são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar. Além da vacina da gripe há, ainda, a vacina anti-pneumocócica para prevenir as pneumonias causadas pela bactéria 'pneumococo'.
Como saber se o pulmão está inflamado
Quais os sintomas de problemas no pulmão?
- Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
- Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
- Sibilo ou chiado. ...
- Dor no peito. ...
- Tosse com sangue ou catarro. ...
- Cianose. ...
- Febre alta.