Como saber se tenho asma de esforço?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os sintomas comuns da asma que podem ocorrer também durante o exercício são tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito, e cansaço. Esses sintomas da asma podem ocorrer durante atividade física vigorosa, mas geralmente começam 5-10 minutos depois de parar a atividade.

A musculação, dança e qualquer forma de atividade física praticadas regularmente, ajudam no controle da asma. Por fim, fazer um aquecimento antes do exercício e um relaxamento após também podem ajudar.

Homem realizando teste de espirometria para identificar possível quadro de asma. De início, o médico solicitará que o paciente respire de forma normal, e em seguida encha os pulmões e solte o ar com força de uma só vez. É importante que o sopro seja contínuo para que os resultados do exame não sejam comprometidos.

De acordo com o pneumologista, a asma assintomática é, na verdade, um mito: “Todo paciente asmático manifesta sintomas. O que ocorre é que a asma é uma doença obstrutiva totalmente reversível. Logo, quando o paciente está fora da crise, você não sabe dizer se ele é asmático ou não, a não ser que ele te diga.

6 – Quais os principais sintomas? Falta de ar, inclusive durante o exercício, tosse e chiado no peito. Sendo piores pela manhã a ao deitar. Os sintomas clássicos são episódios de tosse e chiado no peito (sibilância) que podem ser acompanhados por dificuldade para respirar (falta de ar).

Surtos curtos de atividade são bons para asmáticos, pois podem ajudar a aumentar a resistência do coração e dos pulmões. Praticar exercícios em rajadas curtas também tem menos probabilidade de desencadear um ataque de asma do que participar de atividades mais longas e prolongadas, como corrida de longa distância.

Correr, praticar esportes, ou fazer trabalhos pesados pode causar sintomas de asma, mas estas atividades são boas para você. O médico pode prescrever uma medicação preventiva antes destas atividades. Entretanto, você deve evitar exercícios intensos se estiver com sintomas de asma ou saindo de uma crise mais forte.

O exame de espirometria na asma pode fornecer valiosas informações no diagnóstico dessa doença respiratória.

Asma é uma doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões, fazendo com que fiquem inflamadas, inchadas e produzam muco, ou secreção extra. Isso pode causar dificuldade para respirar, tosse e falta de ar.

– esforço físico; – aspectos emocionais; – exposição ao ar frio; – outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro-esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, asma provocada por outras doenças.

Além disso, nos meses de baixas temperaturas, os sintomas alérgicos são facilmente confundidos com outras doenças. Este é o caso da asma, que costuma estar associada a um processo alérgico, e a bronquite, normalmente causada por uma infecção bacteriana ou pelo tabagismo.