Qual é o hormônio que controla o metabolismo?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os hormônios tireoidianos desempenham importante papel no metabolismo energético, pela regulação do funcionamento do tecido adiposo, estando relacionados principalmente com mudanças de peso corporal (33).

Tiroxina (T4):

Tiroxina (T4): é o hormônio responsável pela regulação do metabolismo, coordenação dos batimentos cardíacos e desenvolvimento corporal. A produção do T4 é na glândula tireoide.

Fazer atividade física regularmente ajuda na manutenção ou perda de peso, equilibrando, assim, os níveis de leptina e regulando a fome e o metabolismo. Algumas atividades que podem ajudar a equilibrar os níveis de leptina são corrida, caminhada, musculação e HIIT.

7 maneiras de como acelerar o metabolismo

  1. Beba bastante água gelada. ...
  2. Alimente-se várias vezes ao dia. ...
  3. Pratique exercícios aeróbicos com frequência. ...
  4. Consuma pequenas porções de gorduras boas. ...
  5. Ingira bastante proteína. ...
  6. Pratique exercícios que mexem com a musculação.

Glucagon

Glucagon: responsável pela quebra das moléculas de carboidratos e consumo de gordura para gerar energia, ajudando diretamente no emagrecimento. O consumo de carnes, peixes, frutos do mar e nozes ajudam no controle desse hormônio.

Quais são os hormônios para emagrecer

  • Hormônio do crescimento. Como citado anteriormente, o GH está na lista dentre os hormônios para emagrecer, porque ele ajuda na queima de gordura e atua na modulação metabólica. ...
  • Hormônios da tireoide. ...
  • Cortisol. ...
  • Grelina. ...
  • Leptina. ...
  • Insulina.

Cinco hormônios que afetam o emagrecimento

  • grelina. A grelina é considerada o “hormônio da fome”, pois sua principal função é estimular o apetite. ...
  • leptina. A leptina funciona de forma inversa à grelina: reduz o apetite. ...
  • cortisol. ...
  • hormônios sexuais.

Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.

Você pode apostar em folhas verdes, cereais como aveia, frutas e legumes, e alguns grãos, como feijão. Já as proteínas magras inibem a grelina e aumentam a leptina. Boas opções são peito de frango e ovos.

Chá de Camomila
Consumir o chá antes de dormir, fará que você tenha mais qualidade no sono, o que também o fará emagrecer. Como fazer: Coloque uma colher de chá de camomila seca em uma xícara. Acrescente água quente e deixe descansar por alguns minutos. Beba uma xícara antes das principais refeições e antes de dormir.

Testosterona

A Testosterona é outro hormônio que faz parte de todo esse processo e é relacionada diretamente com o ganho de massa magra e com a redução do percentual de gordura.

glucagon

Já o glucagon, é um hormônio que funciona exatamente da maneira oposta à insulina. O glucagon ajuda a quebrar os carboidratos e gorduras armazenados e os usa como energia. Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer.

Atualmente, existem no mercado brasileiro três medicamentos injetáveis utilizados para a perda de peso: liraglutida, semaglutida e dulaglutida. Dentre esses, “a única que tem indicação de uso em bula para a perda de peso é a liraglutida”, explica o endocrinologista Dr.

chá matchá

A culinária oriental é cheia de novidades, e uma delas é o chá matchá, que auxilia no emagrecimento, elimina toxinas e atua na retenção de líquidos.