Qual o tipo de bariátrica emagrece mais?

Perguntado por: esales4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

– Perda de peso: os estudos demonstram resultados bastante divergentes, ora favorecendo o Bypass ora colocando os dois procedimentos como similares. Entretanto, a maior parte das evidências ainda apontam a maior perda de peso a longo prazo para o bypass.

Gastroplastia vertical de bypass gástrico em Y-de-Roux por videolaparoscopia: pacientes com bypass gástrico perdem 60% a 80% do excesso de peso no primeiro ano; Gastroplastia Sleeve por videolaparoscopia os pacientes com cirurgia Sleeve eliminaram 50% a 70% do excesso de peso no primeiro ano.

Tempo de Emagrecimento
⌛ Podemos dizer que, quem se submete ao bypass gástrico, geralmente elimina a maior parte do excesso de peso no primeiro ano após a bariátrica. ⏳ Já os pacientes da gastroplastia sleeve costumam continuar emagrecendo ao longo dos dois anos de pós-operatório, até atingir sua estabilidade.

Estudado desde a década de 60, o by-pass gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 70% a 80% do excesso de peso inicial.

Diferente do bypass que apenas grampeia parte do estômago, o sleeve consiste na remoção permanente da maior parte do estômago, deixando o estômago com a forma tubular, de aproximadamente 100ml. No sleeve não é preciso mexer com o intestino, tornando o procedimento mais rápido.

A gastroplastia endoscópica, um procedimento não cirúrgico e menos invasivo do que a cirurgia bariátrica, permite diminuir o volume do estômago a partir de suturas internas, realizadas via endoscopia.

Na cirurgia bariátrica bypass gástrico em Y de Roux a pessoa perde em torno de 10% do seu peso no primeiro mês, já no segundo mês a perda média é de 6% do peso inicial. No terceiro mês a perda é de aproximadamente 4%, totalizando 20% do objetivo do tratamento.

Sleeve ou manga: é o método que retira parte do estômago sem alterar o intestino.

Os casos em que pacientes não devem passar pelo método bariátrico Sleeve, são: Presença de doença de refluxo gastroesofágico , pois a aplicação da cirurgia pode agravar os sintomas; Indivíduos que sofrem de Diabetes do tipo 2. O cirurgião bariátrico contou quais são as principais contraindicações do sleeve gástrico.

A gastroplastia endoscópica – cirurgia bariátrica menos invasiva, tem durabilidade de dois anos, com possibilidade de repetição do procedimento quando necessário pois os maus hábitos alimentares em longo prazo podem determinar mudanças nas configurações iniciais da tubulização do estômago.

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo.

Uma delas é a gastroplastia endoscópica. Como o próprio nome diz, trata-se de um procedimento endoscópico, o que já representa uma primeira grande vantagem em relação à cirurgia bariátrica.

No total o paciente pode perder 20% do seu peso inicial. Quanto aos demais 20%, eles serão eliminados nos meses seguintes até completar o período de 12 e 14 meses. No caso da gastroplastia Sleeve por videolaparoscopia, o paciente pode eliminar de 50% a 70% do excesso de peso.