Porquê da ascite na cirrose?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 10 votos

​Existem várias causas de ascite, entre elas, a mais comum é a cirrose no fígado. O paciente com cirrose não consegue filtrar normalmente as proteínas em nosso organismo, e por causa disso ele pode acumular líquido na barriga ou no tórax, o que é conhecido como hidrotórax.

O aparecimento de ascite no paciente cirrótico é o evento final de uma série de alterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas. A presença de hipertensão portal é uma condição essencial para aparecimento da ascite e a reversão da hipertensão portal pode levar ao desaparecimento da ascite.

A principal causa de ascite é a cirrose hepática. A cirrose causa as três alterações descritas acima (obstrução do fluxo sanguíneo, retenção de água e sal, e perda de proteínas do sangue) e pode cursar com ascites volumosas, frequentemente com mais de 10 litros de líquido na cavidade abdominal.

O fígado com cirrose é incapaz de produzir albumina e esta ao diminuir no sangue permite que a água dos vasos sanguíneos escape e infiltre os tecidos das pernas causando edema e se acumule na cavidade abdominal causando ascite ( barriga de água ).

A cirrose hepática é uma das principais doenças do mundo, sendo o estágio final secundário a doenças virais, autoimunes e metabólicas. As principais complicações dessa fase da doença são hemorragia digestiva varicosa, encefalopatia hepática e ascite.

Ascite é água na barriga, barriga d'água. É uma complicação da cirrose. A doença do fígado se inicia e o quadro evolui para uma fibrose, que é a inflamação que vira uma cicatriz dura dentro do fígado. Nos estágios intermediários, nós chamamos de hepatopatia crônica.

Deve-se evitar alimentos naturalmente salgados como enlatados, embutidos ou conservados com sal. Pacientes fazendo uso de diuréticos devem registrar seu peso rotineiramente e informar imediatamente seu médico se apresentarem febre, confusão mental ou desorientação e piora da ascite.

Apesar de soar contraditório, cortar a hidratação de quem sofre com ascite na tentativa de diminuir o tamanho da popularmente chamada barriga d'água pode dificultar o controle dessa condição, além de trazer prejuízo para o funcionamento dos rins.

Este fluido tem a função de lubrificar a cavidade abdominal, permitindo um movimento de deslize das alças intestinais entre si à medida que se faz necessário em virtude da progressão dos alimentos durante a digestão e produção do Bolo Fecal.

Outros exames necessários na avaliação de qualquer paciente com ascite são os eletrólitos, função renal e hemograma. Outros exames devem ser solicitados de acordo com o quadro clínico e a suspeita diagnóstica.

A hipertensão portal associada a uma função hepática comprometida pode levar ao acúmulo de líquido no abdômen (ascite. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias... leia mais ). Como resultado, o abdômen incha e pode ficar tenso.

A cirrose representa um estágio terminal da doença hepática, a identificação e tratamento da causa da cirrose pode ajudar a retardar o aparecimento das complicações da doença e proporcionar maior tempo de sobrevida, que é o tempo que o paciente sobrevive após o diagnóstico da doença.