O que é a albumina na urina?

Perguntado por: mlancastre . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

É o nome dado à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina (30 a 300 mg/24 horas) que tem importância no diagnóstico e na evolução da nefropatia diabética, por indicar lesão potencialmente reversível.

Normalmente, os rins retêm albumina ; portanto, se a albumina for encontrada na urina , é um indicador de comprometimento renal . Na quase totalidade das vezes, ela é uma advertência quanto a enfermidades renais iniciantes que podem ser consequência de diabetes tipo 1 , hipertensão arterial e doença cardiovascular.

A presença de albumina na urina pode ser o primeiro sinal de um problema renal que tinha passado despercebido até então. microglobulina. A proteinúria refere-se a níveis anormais de proteínas na urina, as quais podem incluir ou não a albumina.

A ocorrência de microalbuminúria é pouco provável se, em uma amostra isolada de urina, a concentração de albumina for menor que 20 a 30 mg/dl. Valores maiores, principalmente aqueles logo acima destes limites, podem representar resultados falso-positivos e devem ser confirmados repetindo-se as determinações.

Um dos tratamentos preconizados para o tratamento da albuminuria (excreção de albumina pela urina) é, além da melhora do controle glicêmico e da pressão arterial, o uso de medicações como os Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina (BRA).

A albumina em excesso pode sobrecarregar os rins e provocar problemas renais. Entre as contraindicações, gestantes e lactantes e pessoas com alergia a ovo devem evitar consumir um suplemento de albumina. Adolescentes, crianças e idosos com enfermidades só podem tomar o suplemento depois de consultar um médico.

Quais os sinais e sintomas da albuminúria? Em alguns casos, pode não haver sinais ou sintomas associados à albuminúria. Mas, um dos sintomas mais comuns é a presença de espuma excessiva na urina (figura 3).

Os adultos excretam, em média, 100mg/dia de proteína por via urinária. Taxas de excreção repetidamente maiores do que 200mg/dia são associadas com piora de desfechos renais e, em geral, têm indicação de avaliação formal.

A albumina é a proteína mais importante do corpo humano, sintetizada unicamente pelo fígado e responsável por importantes funções em nosso metabolismo. Corresponde a praticamente 50% das proteínas totais do nosso organismo. É uma molécula proteica relativamente pequena, formada estritamente por aminoácidos.

3,5 - 5,2 g/dL.

Albuminúria: (valores de normalidade)-Quantificaçao (C)
Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores abaixo de 30mg. A presença de albuminúria em valores entre 30 e 300mg definem microalbuminúria.

A presença de proteína na urina pode não manifestar sintomas e, por isso, pode ser detectada apenas por exames laboratoriais de rotina.

A presença de proteína na urina pode acontecer quando acontece algum dano aos glomérulos ou aos túbulos renais. Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina.

Porém, se você notar que a sua urina tem se tornado mais espumosa que o habitual, isso pode ser um sinal de doença nos rins. O excesso de espuma costuma indicar perda excessiva de proteínas na urina, que é um sinal importante de lesão dos glomérulos renais.

Albumax 0,2g/mL, caixa com 1 frasco-ampola com 50mL de solução de uso intravenoso + 1 equipo (embalagem hospitalar)